Treinamentos: Quais os melhores tipos para sua empresa?

O treinamento é algo muito importante dentro de uma empresa, e pode ser utilizado para desenvolver os diretores, gestores e colaboradores. A corporação como um todo é beneficiada com o desenvolvimento de seus funcionários e com os trabalhos de cada equipe melhor alinhados, uma vez que  se dispor a fazer um investimento em treinamentos é investir em  crescimento.

Algumas empresas sofrem com os prejuízos trazidos pela falta de produtividade e falta de comunicação entre equipes. Mas todos esses problemas podem ser facilmente resolvidos com programas de treinamentos.

Restabelecer a comunicação interna de uma empresa é uma das coisas mais importantes que um trabalho desse tipo pode fazer, uma empresa que não consegue se comunicar internamente dificilmente consegue sucesso ao se comunicar com seu público de interesse. Problemas na comunicação interna afetam ainda a produtividade e geram um ambiente de trabalho pesado, de alta rotatividade.

Quer saber como evitar ou reverter esse quadro?

Confira 8 tipos de treinamentos que com certeza atenderão suas expectativas:

Os 8 tipos de treinamentos:

tipos de treinamentos

Atualmente podemos dividir os tipos mais eficazes e também inovadores de treinamentos em:

  • Rotatividade de papéis: O treinamento chamado de rotatividade de papéis consiste em mudar os papéis dos funcionários dentro da empresa colocando um para fazer o papel do outro. Esse tipo de treinamento gera um crescimento considerável para a empresa pois cada funcionário consegue fazer o trabalho do outro e caso algum falte a empresa não fica desfalcada e menos produtiva.
  • Gamification: Os treinamentos que utilizam jogos são extremamente motivadores para os funcionários. Essa forma consegue trazer grande interação e aproximação em equipes e por meio da avaliação dos jogadores é fácil de visualizar se o treinamento foi bem absorvido.
  • Palestras internas: Cada funcionário dá uma palestra sobre suas experiências profissionais e dicas que podem acrescentar conhecimento aos colegas, nesse método os funcionários aprendem e ensinam ao mesmo tempo.
  • Palestras oferecidas por fornecedores e parceiros: Também é uma ótima forma de transferir conhecimento para seus funcionários. Uma empresa ajuda a outra com seu conhecimento e assim as duas se desenvolvem.
  • Fishbowl: O fishbowl é um formato de discussão em que todos do grupo tem a chance de opinar e discutir sobre diversos temas, pode ser visto também como treinamento pois possibilita a todos adquirirem conhecimentos. É muito importante para empresas que buscam ideias e soluções inovadoras.
  • Treinamento presencial: O treinamento presencial é aquele feito em que todos os participantes estão no mesmo ambiente, pode ser na modalidade in company (na própria empresa), ou abertos ao público, nas instituições de ensino, quando você precisa encaminhar somente um colaborador ou um pequeno grupo, esta pode ser uma boa opção.
  • Treinamento online: Está em alta hoje em dia e traz diversos benefícios tanto para a empresa que disponibiliza o serviço quanto para a que irá utilizar. No treinamento online todas as etapas são feitas no ambiente virtual em uma plataforma própria para treinamentos. Esse tipo tem sido muito procurado pois é o que atualmente melhor se encaixa com as rotinas e pouca disponibilidade de horários e deslocamento das pessoas. Os alunos conseguem realizar os treinamentos aos poucos, podendo pausar uma vídeo aula, ou assistir mais de uma vez por exemplo.
  • Treinamentos Semi presenciais: Os treinamentos semi presenciais são uma junção do presencial e o online. Eles possuem um completo material online e são marcadas reuniões presenciais e ocasionalmente são marcadas reuniões presenciais para avaliação, tirar dúvidas e maior interação. Esse tipo de treinamento é buscado por empresas que estão em busca de treinamentos online inovadores mas também não querem perder o estilo conservador dos treinamentos.

Os treinamentos têm muitos benefícios tanto para empresa quanto para o funcionário. O funcionário adquirindo mais conhecimento consequentemente consegue mais oportunidades na vida profissional e quanto a empresa ela se torna mais produtiva e competitiva no mercado.

Os benefícios dos treinamentos a longo prazo:

 

  • Funcionários mais engajados: Os funcionários que passam por treinamentos corporativos conseguem ter uma comunicação melhor com outros colaboradores o que os deixa mais motivados a fazer seu trabalho.

  • Aumento de produtividade: Os colaboradores conhecendo melhor sobre seu trabalho e como exercê-lo, conseguem realizar suas tarefas com mais rapidez o que gera um aumento significativo da produtividade.

  • Redução de Custos: Com maior produção dos funcionários diminui a necessidade de contratar outros funcionários para complementar o trabalho de um, o que gera uma redução de custos.

  • Diminuição na rotatividade de pessoal: Com funcionários treinados e engajados com seu trabalho a rotatividade de funcionários diminui consideravelmente, deixando uma equipe firme e preparada.

  • Melhoria no ambiente de trabalho: Com a comunicação interna restaurada, acontece uma grande melhoria do ambiente de trabalho.

De acordo com pesquisas 67% as empresas estão com planejamento de investir em treinamentos nos próximos anos.

Dentre os tipos de treinamentos os mais procurados são os semi presenciais e online, pela questão de flxeibilidade e economia.

Fonte: Neriteduca.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *