O treinamento é algo muito importante dentro de uma empresa, e pode ser utilizado para desenvolver os diretores, gestores e colaboradores.

A empresa como um todo é beneficiada com o desenvolvimento de seus funcionários e com os trabalhos de cada equipe melhor alinhados.

Algumas empresas sofrem com os prejuízos trazidos pela falta de produtividade e problemas de comunicação entre equipes.

Mas todos esses problemas podem ser resolvidos com programas de treinamentos.

Confira alguns tipos de treinamentos que podem colaborar com sua empresa:

 

  • Gamification: Os treinamentos que utilizam jogos são extremamente motivadores para os funcionários. Essa forma consegue trazer grande interação e aproximação em equipes e por meio da avaliação dos jogadores é fácil de visualizar se o treinamento foi bem absorvido.

 

  • Método Cumbuca: A técnica consiste na formação de pequenos grupos, que se reúnem em encontros rápidos e periódicos, para discutir tópicos relacionados a temas recorrentes no ambiente interno da empresa. Para isso, deve-se escolher um material que se acredita conter aprendizados que a equipe deva receber. Todos começam a ler o material e se reúnem uma vez por semana para discutir uma parte ou capítulo. Os nomes das pessoas são escritos em pedaços de papel e colocados em uma cumbuca. No início do encontro, o nome de uma pessoa é tirado da cumbuca. E esta pessoa faz a abertura do encontro, facilita a discussão e faz o fechamento com as lições aprendidas e suas aplicações na empresa. 

 

  • Microlearning: O Microlearning é uma estratégia de aprendizagem que privilegia a distribuição de conteúdo em pílulas de conhecimento curtas e relevantes.
    Essa característica torna o processo de absorção de informações mais flexível, ágil e efetivo, segundo empresas que adotam esse método em seus treinamentos.

 

  • Storytelling: É uma estratégia que usa histórias para vender ideias, serviços e compartilhar conhecimento, aproximando pessoas.
    Mas o que deve ser contado? Apresente e venda suas ideias
    para seu público interno a cada treinamento.
    Faça dos treinamentos eventos para entreter e fazer com que o  conhecimento se espalhe, impulsionando  práticas e desenvolvendo expectativas.

  • Visual Thinking: É uma forma de explorar outras formas de comunicação que engajem mais as pessoas e despertem o interesse com gatilhos criativos, quando só palavras não funcionam.

 

  • Métodos Ágeis: São ferramentas como Scrum, Lean, Kanban, entre outras, utilizadas para gerenciar processos e estimular a interação e desenvolvimento da equipe.

 

  • Design Thinking: Design thinking é um método prático-criativo de solução de problemas ou questões, com vistas a um resultado futuro. Nesse sentido é uma forma de pensar baseada ou focada em soluções, com um objetivo inicial, em vez de começar com um determinado problema.

 

  • Fishbowl: O fishbowl é um formato de discussão em que todos do grupo tem a chance de opinar e discutir sobre diversos temas, pode ser visto também como treinamento pois possibilita a todos adquirirem conhecimentos. É muito importante para empresas que buscam ideias e soluções inovadoras.

Os treinamentos têm muitos benefícios tanto para empresa quanto para o funcionário. O funcionário adquirindo mais conhecimento consequentemente consegue mais oportunidades na vida profissional e quanto à empresa, ela se torna mais produtiva e competitiva no mercado.

Os benefícios dos treinamentos a longo prazo:

  • Funcionários mais engajados: Os funcionários que passam por treinamentos corporativos conseguem ter uma comunicação melhor com outros colaboradores o que os deixa mais motivados a fazer seu trabalho.

  • Aumento de produtividade: Os colaboradores conhecendo melhor sobre seu trabalho e como exercê-lo, conseguem realizar suas tarefas com mais rapidez o que gera um aumento significativo da produtividade.

  • Redução de Custos: Com maior produção dos funcionários diminui a necessidade de contratar outros funcionários para complementar o trabalho de um, o que gera uma redução de custos.

  • Diminuição na rotatividade de pessoal: Com funcionários treinados e engajados com seu trabalho a rotatividade de funcionários diminui consideravelmente, deixando uma equipe firme e preparada.

  • Melhoria no ambiente de trabalho: Com a comunicação interna restaurada, acontece uma grande melhoria do ambiente de trabalho.

 

Fonte: Neriteduca.com.br e Aprendeai Ebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *