Recursos Humanos: qual a diferença entre Assistente e Analista?

duvidas-recursos-humanos

Com a área de gestão de pessoas (recursos humanos) em expansão, é natural que surjam dúvidas quanto aos conceitos fundamentais deste assunto, pois muitos profissionais estão interessados em fazer parte deste crescimento e as regras não são bem claras, por falta de uma regulamentação sobre a atividade.

É uma área democrática, profissionais de diversas formações estão atuando, obtendo sucesso e colaborando com empresas e pessoas.

Muito importante salientar que não é um trabalho simples, demanda muito estudo, formação adequada, desenvolvimento ético, intelectual e emocional.

 

Entenda a diferença:

 

Buscamos as informações abaixo no Código Brasileiro de Ocupações (CBO), disponível no site do Ministério do Trabalho.

 

2524-05 – Analista de recursos humanos: Analista de cargos e salários, Analista de ocupações.

Administram pessoal e plano de cargos e salários; promovem ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal. Efetuam processo de recrutamento e de seleção, geram plano de benefícios e promovem ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Administram relações de trabalho e coordenam sistemas de avaliação de desempenho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

 

4110-30 – Assistente de recursos humanos: Auxiliar de departamento de pessoal, auxiliar de recursos humanos.

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Apontamentos em folhas ponto.

São conceitos objetivos e resumidos, mas pode-se concluir que são atividades diferenciadas e na vivência empresarial, as responsabilidades do Analista são mais amplas, complexas e têm um foco estratégico, enquanto que as do Assistente têm um foco mais operacional e de apoio ao Analista.

Sendo assim, qual a formação ideal para atuar nestas funções de recursos humanos?

Analista de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas

Neste cargo, encontramos psicólogos, administradores e profissionais com diversas graduações e especializações, sendo que as empresas dão preferência aos pós-graduados em gestão de pessoas.

Com o surgimento de bons cursos tecnológicos, temos os tecnólogos em gestão de pessoas, que passaram por graduação de 2 anos, com exigência de TCC e currículo aprovado pelo MEC (Para estes a pós-graduação tem se mostrado imprescindível, além de cursos complementares).

Entre as atividades do Analista, estão a gestão dos diversos subsistemas de recursos humanos: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de cargos e salários, avaliação de desempenho, mapeamento de competências, pesquisa de clima, entre outros.

Dependendo da formação e experiência, este profissional pode ser contratado como gerente, coordenador ou gestor da área de recursos humanos (gestão de pessoas, gestão de gente, gestão de talentos, etc.).

Assistente de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas

Para este cargo, podemos encontrar profissionais com formação de ensino médio, que atuam diretamente no atendimento às demandas operacionais da área de recursos humanos (Admissão, contratação, folha de pagamento, descontos, férias, décimo terceiro e rescisão).

Para este profissional, são úteis os cursos profissionalizantes, voltados à prática, cálculos e legislação. Este pode ser um primeiro passo para entrada neste mercado, pois muitos profissionais que iniciam como Assistentes, com estudo e dedicação, podem tornar-se Analistas.

Pensando em 2018, nesta retomada da crise que assola o país desde 2014, as empresas têm buscado reduzir seus quadros e muitas vezes é solicitado ao Analista que tenha os conhecimentos operacionais do Assistente. Vem sendo chamado de profissional de RH Generalista, que tem um bom espaço no mercado de trabalho.

Onde encontrar cursos de aperfeiçoamento em recursos humanos?

 

Na Self Treinamentos você encontrará cursos de curta duração com conteúdo consistente, que irão colaborar na execução de ambas as atividades.

Confira a AGENDA.

Para atuar como Analista, é ideal que o profissional tenha uma graduação e pós-graduação, porém os cursos de curta duração e especialização são muito importantes pois se aprofundam em atividades específicas.

Esperamos que estas informações sejam úteis aos profissionais que já atuam em RH e aqueles interessados em ingressar na área e colaborem em sua busca por uma qualificação adequada.

E desconfie de cursos que na nomenclatura dizem “Analista de RH” pois para este tipo de atividade, a formação precisa ser bem ampla, como dissemos acima. Um curso de curta duração serve como aperfeiçoamento ou qualificação para atividades específicas, nunca para uma formação tão complexa.

Por: Silvana Lúcia Ferreira.

Post de 2012 editado em 2018.

Quer evoluir profissionalmente e se destacar no mercado?

Conheça os cursos da Self Treinamentos!

 Cursos em recursos humanos em Curitiba PR

102 comentários em “Recursos Humanos: qual a diferença entre Assistente e Analista?”

  1. Simone Giotti

    Gostei muito das dicas, estou procurando esta área e estou com o curso em andamento em gestão de pessoas mas está bem dificil de conseguir muito obrigada oela dica.

  2. Essas dicas enriquecem bastante os que querem seguir carreira nessa área, pesquise, leia livros de Chiavenato e se sairá bem.

  3. Gostei muito, estou iniciando agora nessa área e ainda tenho muitas duvidas, mas você conseguiu esclarecer parte das duvidas que tenho, muito obrigado.

  4. Silvana, muito obrigado pela atenção.
    Eu sou estudante universitária, faço administração, previsão de termino em Dezembro de 2014, minha experiência profissional sempre foi na área administrativa, em recursos humanos eu nunca atuei, hoje no 6° semestre eu tenho aula de RH, e quero mudar de foco e construir minha carreira na área de RH, a minha duvida em relação a isso é: quais os cursos de devo fazer agora para atuar na área de RH? Gostei muito de recrutamento e seleção, e T&D, me identifiquei muito com isso, e fui orientada a fazer um curso técnico em RH, e depois uma ´pos em gestão de pessoas. Porem na busca de cursos técnicos surgiram algumas duvidas pois tem cursos técnicos de assistente, analista, auxiliar, ai me surgiu a duvida de qual deles devo fazer? você pode me orientar Silvana.

    1. Oi Luciana,
      Aprecio seu cuidado com a formação.
      Na minha opinião, enquanto faz a faculdade, você pode buscar cursos livres, com os da Self e outras empresas, que são rápidos, irão te dar uma noção prática de cada subsistema de recursos humanos.
      Depois que terminar a universidade, uma boa pós-graduação certamente será um grande diferencial e abrirá portas.
      Não sei se é o caso de um técnico ou tecnólogo, não sugiro porque você já está cursando uma universidade.
      Agora, uma coisa é certa: o profissional de gestão de pessoas precisa estudar para sempre e muito…rsrs…
      Mas quem começa a trabalhar nesta área, não sai mais, se apaixona mesmo.
      Espero ter te ajudado e mantenhamos contato!
      Abraço,
      Silvana.

      1. Obrigado Silvana, ajudou muito sim, vou dar uma olhada nos cursos livres da Self…Realmente essa área é apaixonante, e cada dia tenho mais certeza que é esse o caminho que quero trilhar.

  5. Silvana, boa noite!

    Excelente artigo, gostaria de uma informação:

    Detenho totalmente todos os processos que envolvem o meu setor e minha função, algumas até de outras áreas, tive um aumento de salário e troca de cargo, passei a ser Assistente Administrativo III ou Assistente Administrativo Sênior, a dúvida é:

    Eu curso superior e ainda não estou formado, eu posso ser Analista II ou Analista Pleno, sem estar formado ou a formação é requesito para tal cargo ou varia de empresa para empresa?

    Esta dúvida surgiu depois que houve essa alteração e os ajustes, em um exemplo um profissional do meu setor formado passou a ser Analista Administrativo II ou Pleno e sua remuneração é inferior a minha como Assistente.

    Desde já grato.

    Rgds,
    Juliano.

    1. Olá Juliano,
      Obrigada por seu contato!
      Realmente é uma questão que gera dúvidas.
      A empresa precisa seguir um plano básico de cargos e salários, que é exigido pelo sindicato da categoria, mas a descrição e plano de carreira muda de acordo com a política interna.

      O termo “Analista” geralmente se refere a uma função superior e mais ampla do que o “Assistente”, mas não de forma obrigatória. Às vezes o que faz a diferença é o termo seguinte: “Senior” é superior e mais amplo do que “Pleno”.

      Neste ponto é a organização que define os requisitos para as alterações de cargos e salários.

      O nosso olhar crítico fica justamente para a formação, que na área de recursos humanos tem algumas peculiaridades e vemos sendo disseminados cursos e formações de “Analistas de RH” e na verdade não passam de uma breve e superficial revisão de alguns pontos do RH.

      Espero ter colaborado e fico à disposição.

      Att.,

      Silvana.

  6. Silvana, boa tarde.

    Tenho uma dúvida em relação ao meu cargo, exerço todas as funções do departamento pessoal, pois sou a unica pessoa deste departamento, trabalho em uma contabilidade e gerencio a carteira de 39 clientes (com e sem funcionários e domestica) e sou registrada como assistente de departamento pessoal. Minha dúvida é pelo fato de executar todos os serviços do departamento e ter somente uma advogada trabalhista para caso precise ela me orienta nos aspectos legais, ou seja acima de mim somente o dono do escritório e abaixo ninguém, então de fato qual seria meu cargo assistente ou analista?
    Obrigada espero que possa me ajudar.

    1. Olá Tamires,

      Neste caso quem poderá orientá-la melhor é o seu sindicato, mas em empresas menores, às vezes é interessante conversar com o proprietário, se achar que deveria mudar o cargo na carteira.
      Uma graduação realmente faz muita diferença nesta hora, pense em um curso universitário.
      Nada como um bom diálogo, antes de qualquer decisão.
      Espero ter te ajudado.

      Atenciosamente,

      Silvana.

  7. Monica Cristina

    Bom dia!
    A mais ou menos 1 ano fui promovida para Analista de Benefícios Junior (sem alteração no salário) pois antes era assistente de pessoal (rotinas de departamento pessoal focada em benefícios ‘manutenção”). Até hoje o meu trabalho é totalmente voltado ao operacional, pois não recebi nenhum treinamento para desenvolver o trabalho de análise. Gostaria de saber como faço para desenvolver e o que tenho que fazer de fato.
    Muito obrigada.

    1. Olá Mônica,
      Grata por seu contato.
      Qual sua formação?
      Porque acreditamos que o ideal para se desenvolver como analista, seja uma graduação (normal, de 5 anos) e uma pós-graduação.Somente assim será possível olhar para a organização e para a área de gestão de Pessoas, de forma completa, como é exigido de um analista. E não termina por aí, ou seja, o profissional de RH não pára de estudar nunca…rsrs…
      Um curso de curta duração ou um treinamento pontual, podem dar conta da prática e aplicação, como os nossos, mas não são suficientes para dar conta destas informações e desenvolver um bom trabalho.
      Finalizando, não acredite em cursos de poucas horas chamados: Formação em Analista de Recursos Humanos, estes não existem e não garantem seu desempenho.
      Espero ter te ajudado e fico à disposição.
      Atenciosamente,
      Silvana.

  8. Gostaria de saber qual é o melhor curso de pós graduação que tenho que fazer para poder conseguir um cargo de Analista.

    Obrigado pela atenção, abraços.

    1. Oi Ivan,
      Obrigada por seu contato.
      O cargo de analista dependerá muito da descrição de cargos da empresa, mas uma boa pós-graduação pode facilitar sim.
      Tenho sugerido aos meus alunos e amigos, que busquem um programa presencial, acho imprescindível o contato humano nesta área, pela experiência que proporciona.
      Espero ter colaborado.
      Abraço,
      Silvana.

  9. Olá pessoal,
    Gostei dos esclarecimento.
    Em agosto do ano passado fui promovida para atuar sozinha no RH de minha empresa e desde então desenvolvo todas as funções para esse setor.
    Em janeiro decidi começar o curso de Gestão de Pessoas com duração de anos e estou gostando.

    Gostaria de dicas para que caminho seguir após completar esse curso, pois pretendo me aperfeiçoar na área.

    Aguardo
    Obrigada

    1. Oi Patrícia,
      Que bacana, acredito que você esteja no caminho certo, buscando qualificar-se. E quanto a gostar, ah isso é muitíssimo importante! Que bom!
      Na minha experiência, tenho visto que após a faculdade uma pós-graduação é fundamental, para aprofundar um pouco mais em cada subsistema, até escolher um que você goste mais. E pós-graduação em Gestão de Pessoas na minha opinião, precisa ser presencial, viu? Em uma universidade reconhecida, assim estará preparada para atuar como analista.
      Depois tem as formações para aprofundar em determinados assuntos.
      Os cursos da Self tem colaborado com os profissionais de RH, por meio dos cursos de curta duração, oportunidade de atualização e com foco na prática.
      Espero ter colaborado.
      Atenciosamente,

      Silvana.

  10. Tenho uma duvida trabalho como selecionadora em uma empresa, teno 5 anos de experiencia na função no meu registro sempre fui Selecionadora agora eles querem alterar para assistente de seleção por não te faculdade não posso ser registrada como analista?

    1. Oi Renata,
      Obrigada por seu contato.
      Este é um critério da empresa, que pode sim exigir que o analista tenha como requisito uma graduação.
      Minha sugestão é que você busque a graduação ou mesmo um tecnólogo na área, para então poder negociar com mais argumentos, sobre esta promoção.
      Espero ter ajudado e fico à disposição.
      Atenciosamente,
      Silvana.

  11. olá Silvana, boa noite!
    Hein, gostaria de saber o que devo fazer para ser uma boa auxiliar de analista, pois estou nesse caminho e pretendo fazer o concurso e desejo muito passar.
    Será que você pode me dar uma dica?
    Desde de já te agradeço!

    1. Olá Natiane,
      Obrigada por seu contato e desculpe a demora.
      Posso sim, mas gostaria de saber o que você está estudando, ou qual a sua formação.
      Para passar em concurso sugiro sempre que busque um cursinho focado à instituição e cargo em que pretende participar.
      No serviço público as regras mudam um pouco, mas se deseja fazer a diferença onde for atuar, a formação constante e autoconhecimento são essenciais.
      Abraço e boa sorte!
      Silvana.

  12. Janeide Maria Daleffe

    Sempre trabalhei numa empresa familiar. No início comecei como auxiliar de escritório e hoje sou gerente administrativa. Nesses anos todos de trabalho, aprendi a fazer de tudo, sou formada em Direito, Administração de empresas e pós graduada em Marketing. A área que mais gosto é de recursos humanos. Hoje estou me desligando da empresa familiar e pretendo trabalhar nessa área em alguma empresa privada mas, não sei a que cargo me enquadro. Pode me ajudar?

    1. Olá Janeide,
      Obrigada pelo contato e parabéns por sua dedicação ao estudo, certamente fará muita diferença neste momento de mudança!
      Já pensou em fazer um processo de Coaching? Pode te ajudar a esclarecer metas e estratégias para sua carreira.
      Dentro da área de Gestão de Pessoas, temos o endomarketing, ou marketing interno. Por enquanto somente grandes empresas tem este tema desenvolvido, mas acredito que é uma tendência, principalmente para motivar e reter talentos. Dá uma pesquisada para ver o que você acha.
      Se desejar um contato da Coach, é só me retornar e te encaminho por e-mail.
      Espero ter ajudado e boa sorte!!
      Silvana.

  13. Oi Silvana ,gostaria de saber um tecnológo em recursos humanos pode participar de um concurso de analista de recursos humanos?
    Mesmo sabendo que o edital esta dizendo que os candidatos devem ter em mãos o certificado, bacharel em administração.

    Então nesse caso como fica quem fez o tecnólogo? Participa ou nao?

    1. Oi Ana,

      Ótima pergunta.
      Pois é, se no Edital diz bacharel, precisa ser a faculdade mesmo.
      Esta é uma questão pouco discutida pelas instituições que oferecem os tecnólogos, ótimo para esclarecer às pessoas que acreditam que este tipo de curso substitui uma faculdade de 4 ou 5 anos.
      Espero ter esclarecido.

      Atenciosamente,

      Silvana.

  14. Oi Silvana! eu estou com muitas duvidas em relação a que área poderei atuar, estou terminando tecnologia em gestão de recursos humanos e pretendo fazer MBA em gestão de pessoas, e até hoje me sinto meio perdido em relação ao mercado de trabalho,e media salarial, pois nunca tive um esclarecimento concreto, desde já agradeço sua atenção!
    Pedro Paulo.

    1. Oi Pedro Paulo,
      Obrigada por seu contato.
      O mercado de Recursos Humanos vem crescendo nos últimos anos e muitos profissionais ficam perdidos mesmo.
      São tantas ofertas de cursos e formações, que não sabemos mais o que é importante ou não, para agregar em nossa carreira de uma forma efetiva.
      Não temos também um órgão regulador, que estabeleça um piso, ou tipo de formação, por exemplo. Então cada empresa cria seus planos de cargos e salários e ao profissional cabe especializar-se, manter-se informado dos estudos mais recentes da área e realizar um bom trabalho.
      O que vejo na prática é que os profissionais com mais formação (Graduação, 1 ou 2 pós – MBA é o mesmo que pós- e mais uma formação aprofundada – dinâmica de grupo, entre outras formações de 2 anos em média), tendem a ocupar cargos mais estratégicos e assim conseguem os melhores salários.
      Espero ter colaborado.
      Abraço,
      Silvana.

  15. Olá Silvana,
    Bem, eu sou Assistente de Comunicação de uma multinacional de mineração. Entrei aqui como estagiário e fui efetivado depois de 1 ano de estágio.
    Porém, nessa época, a equipe de comunicação contava com mais 6 funcionários, dentre Analistas Juniores, Plenos e Sêniors e uma coordenadora.
    Após várias reestruturações na empresa, meu gerente demitiu todos os 6 funcionários (até a coordenadora de comunicação) e me deixou sozinho na área, tomando conta de todos os processos de comunicação da empresa.
    Meu gerente é, na verdade, gerente de RH e a área de comunicação está inserida na área de RH.
    Eu sou a única pessoa na empresa que realiza a minha função e, quando saio de férias, a área fica praticamente parada ou sempre me ligam para resolver os problemas. Como é um setor muito técnico e específico, as Analistas de RH (formadas em psicologia e administração) não entendem muito dos processos de Comunicação.
    Eu já estou nessa situação há 2 anos e meio, sozinho e sendo meu próprio supervisor/coordenador. Apesar de tudo passar antes pela aprovação do meu gerente.
    Estou no meu último semestre da faculdade de Comunicação Social.
    Enfim, há 2 anos desempenho o trabalho que Analistas e Coordenador faziam aqui. A única diferença entre eles é que estou como cargo de Assistente, e não de Analista.
    Gostaria de saber se existe a possibilidade e se seria plausível conversar com o meu chefe para me colocar como Analista, mesmo sem alteração no meu salário (e no último semestre de faculdade), só para que eu não perca todos esses anos de experiência desenvolvendo atividades de Analista, sendo que na minha carteira está como Assistente.
    Caso eu seja demitido agora, irei concorrer como cargo de Assistente e não terei a experiência, NA CARTEIRA, como Analista, mesmo desempenhando as atividades de um.
    Me ajuda. Queria muito ter essa conversa com meu gerente, mas não sei se existe uma coesão entre a minha solicitação de mudança de cargo, com a minha situação.
    Grande abraço!

  16. olá Silvana.
    Eu sou Angolana, vivo em Luanda /Angola. sou Licenciada em Gestão de Recursos Humanos desde 2013, e trabalho na área desde então, primeiro em consultoria e agora como técnica / assistente de RH. Amei a publicação e agradeço foi super esclarecedor.

    procuro uma boa Universidade no exterior para fazer a minha pós graduação, mais antes, pretendo fazer alguns cursos que me capacitem para uma progressão profissional. será que me pode ajudar indicando uma escola sou completamente apaixonado sobre tudo que concerne ao RH, porem cá no meus pais ainda existe muito défice em G.de RH quero muito fazer a diferença e ajudar as empresas a perceberem a real necessidade do RH, também quero muito poder ensinar.
    Pretendo sair por 1 ano ou 2 para a formação mais não queria parar de trabalho nem que for como estagiaria. sei que há varias instituições que proporcionam estágios. Meu desejo é poder conciliar as duas experiencias.
    Por isso peço o seu conselho

    Atenciosamente;
    Domingas Ferreira Francisco
    Ajuda-me por favor…

    1. Olá Domingas,
      Obrigada pela confiança.
      Desejo que você encontre o que busca.
      Minha sugestão é que procure o CIEE, o IEL ou a PUC-PR.
      Estas instituições irão lhe fornecer as informações necessárias sobre estágio e cursos da área.
      Atenciosamente,
      Silvana.

  17. Olá Silvana
    Eu faço curso técnico em ADM, e atualmente trabalho em uma empresa onde sou auxiliar administrativa, pretendo começar a faculdade de Gestão de RH por gosto muito dessa área, porém já tenho 28 anos, e a faculdade ainda terei mais dois anos pela frente, e ainda não tenho nenhuma experiencia em RH, gostaria de saber se existe uma idade, se isso não tem nada a ver, se esse meu medo é somente da minha cabeça…
    Peço seu conselho, será muito difícil depois que começar a faculdade arrumar uma vaga em RH?

    1. Oi Fernanda,
      Obrigada por seu contato.
      Não existe idade não, o que existe é uma exigência de estudo e comprometimento.
      Vejo que está no caminho certo e se durante a faculdade conseguir realizar um estágio na área de RH, pode te ajudar a iniciar na área.
      Mas trabalhando na área administrativa, dependendo do tamanho da empresa, você também pode realizar atividades de RH, o que agrega experiência.
      Então vamos lá estudar sempre!
      Espero ter te ajudado.
      Um Abraço,
      Silvana.

  18. Ola Silvana. Estou muito em duvida Pretendo Seguir Carreira na aréa administrativa pois já atuo na aréa trabalho como Menor aprendiz no Momento, é conheço um pouco o a Rotina de alguns Administradores. A minha Duvida é eu Fazendo um Curso Tecnico em Recursos Humanos fazer cursos Auxiliares como Inglês entre Outros.. é Logo em Seguida uma Graduação em Administração. Ja Seria uma boa para mim Seguir Carreira na Aréa ? Qual Curso Tecnico me Endicaria agora para ir logo me qualificando na Aréa ?

    1. Olá Bryan,
      Entendo sua dúvida, é tanta coisa para decidir não é mesmo?
      A Graduação em Administração é ótima e abre várias possibilidades, acho que você está no caminho certo, aproveitando sua experiência como aprendiz.
      Um curso de Inglês é imprescindível, assim como liderança, trabalho em equipe e outros que irão te ajudar no relacionamento interpessoal.
      O Técnico em RH, na minha (humilde) opinião limita seu aprendizado de ensino médio, que é muito importante para qualquer área que escolha no futuro.
      Eu sugiro sempre um ensino médio normal, voltado a todas as disciplinas e ao vestibular.
      Espero ter colaborado em um momento tão importante de sua vida.
      Grata pela confiança.

      Um Abraço,

      Silvana.

  19. Boa tarde,

    Sou Fonoaudióloga, com pós-graduação em fono mesmo. Estou pensando em mudar de área e fazer um curso tecnico em RH (reconhecido pelo MEC, com tcc e estagio obrigatorios).
    Gostaria de saber, se na hora de buscar emprego, o fato de ja ser graduada, mesmo que em outra area, me daria algum beneficio em relacao a salario.
    Gosto dessa area de Rh … acha que um curso tecnico seria a melhor opcao ou teria alguma sugestao melhor para seguir essa area?

    Obrigada pela atencao,
    Danielle.

    1. Oi Danielle,
      Demorei para responder porque fiquei pensando bastante…
      Obrigada pela confiança ao pedir minha opinião.
      Se eu te contar que me formei em fonoaudiologia, fiz pós em Educação Especial e Psicopedagogia e depois mudei para a área de RH?
      Rsrsrsrs…
      Aí veio a pós em RH, Dinâmicas de Grupos, Análise Transacional e agora Design Instrucional… E sinto que não vou parar de estudar nunca… Mas eu gosto.
      Mas foi um caminho bem difícil, vou te confessar.
      A diferença é que isso foi há quase 30 anos atrás e a fono era muito pouco reconhecida o que hoje é diferente. Tenho amigas que continuaram na área, foram se especializando em determinados temas e hoje são super bem-sucedidas e felizes.
      Nas empresas, as fonos têm um mercado interessante em Saúde Ocupacional, quem sabe você aproveita sua formação como fono para atuar nesta área? Assim você une este seu desejo de atuar em RH com seu curso. Existem pós-graduações nestas áreas.
      Ou fazer outra graduação, como e Psicologia ou Administração, pode ser um investimento melhor do que em um tecnólogo.
      O mercado não entende muito bem estas mudanças radicais, isto também é verdade.
      Mas no fundo acho que o que fizermos com amor e qualidade, terá seu reconhecimento em qualquer área!
      Espero ter te ajudado.
      Um Abraço e Boa Sorte!
      Silvana.

      1. Boa Tarde Silvana.
        Obrigada pela ajuda … vou pensar melhor no que fazer. Eu trabalho com audiologia ocupacional, mas os salarios estao bem abaixo do necessario para se sobreviver … rsrs. Tenho pós em audiologia … mas nada que tenha feito difenca em relacao a salario.
        De qualquer forma vou pensar melhor no que fazer. Gosto bastante dessa area de RH.
        Obrigada mais uma vez pela ajuda.
        Abraços.

  20. Estou na dúvida se faço Gestão de Recursos humanos com pós graduação em psicologia organizacional ou Psicologia e me especializo na área de RH…
    Em qual curso terei mais oportunidades de crescimento?
    Qual dos cursos são mais abrangentes?
    O que você me indicaria silvana?

    1. Oi Elizabeth,
      Grata por seu contato.
      Se você tem a oportunidade de escolher, certamente o caminho da Psicologia + Pós-graduação é o mais abrangente.
      Ou ainda Administração, que é mais abrangente ainda, e depois a Pós.
      E não parar de estudar, isso eu sempre indico…
      Abraço e boa sorte!
      Silvana.

  21. Realmente as dicas foram bem úteis. Mais gostaria de tirar algumas dúvidas.

    Sou formado em Superior de Gestão em Rh ( Graduação Tecnológica) e estou cursando a Pós Graduação em Gestão de Pessoas. Meu cargo é Técnico de Recursos Humanos que faz um pouco mais que o assistente estando entre a parte operacional e estratégica, pois desempenho funções do assistente e do Analista, estou analisando uma proposta para o Diretor da empresa para conseguir uma promoção como Analista de Rh. Para ser direto, eu sou o responsável por toda administração de pessoas em todos os seus subsistemas da empresa , claro é dificil ter um processo com total sucesso sendo “EU” o único responsável por estudar, analisar, administrar conflitos,verificar cargos e salarios e todos os demais processos. O que que enfim quero perguntar… Sua opinião, de que forma posso levar essa proposta para o Diretor de uma forma assertiva,ou o mais próxima dela possível?

    1. Olá Rafael,

      Grata por seu contato e muito interessante sua questão.

      As empresas estão passando por um momento difícil e sabemos que a crise econômica deve piorar um pouco mais, infelizmente.
      O momento é muito interessante para que nós, como profissionais, possamos demonstrar nosso interesse pela empresa, nosso engajamento e conhecimento.
      Mas não é interessante para pedir aumento ou promoções, na minha opinião.
      Minha sugestão seria você preparar um material com o máximo de indicadores de RH que conseguir, de forma a demonstrar objetivamente seus resultados em comparação com períodos anteriores ou outras empresas do ramo.
      Monitorando estes indicadores pelo período de 6 meses, por exemplo, você terá estes dados organizados para então propor alguma mudança, um plano de ação, um projeto de treinamento por exemplo.
      A partir daí o natural é que a empresa perceba sua colaboração de forma mais assertiva, facilitando uma negociação futura.
      Existem outras variáveis nas quais é importante pensar, a cultura da empresa, seu tempo de empresa, por quem você é chefiado e até a situação financeira da mesma.

      Mas uma coisa é muito certa e tenho visto acontecer em muitas empresas: o comprometimento do colaborador na solução de problemas em momentos de crise, é o principal fator para sua valorização.

      Desejo sucesso!

      Atenciosamente,

      Silvana.

  22. BOA TARDE! Silvana gostaria de trabalhar no ramo de departamento pessoal,terminei o ensino medio mais nao fiz curso nemhum,só o de informática,gostaria de saber qual curso fazer.ou se devo entrar direto em uma faculdade?E qual?MUITO OBRIGADA.

    1. Oi Letícia,

      Eu acho interessante fazer cursos de curta duração para conhecer melhor o ramo, sempre fiz isso antes de iniciar um curso mais longo.
      Mas nenhum substitui a faculdade.
      Qual sua cidade?

      Atenciosamente,

      Silvana.

  23. Boa tarde !

    Silvana sou formado em tecnologia da informação (curso tecnólogo), porém trabalho como auxiliar administrativo e gostaria de seguir um novo caminho cursando uma graduação em administração, minha dúvida é tenho 31 anos será que a questão da idade pode atrapalhar ?

    1. Olá Anderson,

      Obrigada por seu contato.
      Não, a idade não é um limitador.
      Ainda mais para quem está em busca de qualificação e aprimoramento.
      Prossiga estudando, trace um plano e prossiga se aprimorando, esta é minha opinião.
      Desejo sucesso!

      Atenciosamente,
      Silvana.

  24. Boa tarde!

    Silvana,

    Tenho 24 nos, sou formada em Gestão de RH (Tecnólogo), e atualmente exerço o cargo de Assistente de Departamento Pessoal. Me formei em Junho/2012, e agora estou em busca de cursos que agreguem em meu currículo para que eu possa me desenvolver e atuar no cargo de Analista de Recursos Humanos, tem alguma dica de cursos? E no caso de uma pós – graduação, qual seria o curso mais adequado?

    Desde já agradeço!

    1. Boa tarde Kelly,

      Obrigada por seu contato.
      Muito boa sua iniciativa, estudar é o melhor caminho para conseguirmos uma melhora significativa em nossa vida profissional.
      Para cursos de curta duração, você irá encontrar aqui no site da Self, ótimas opções para seu aprimoramento. 🙂
      Para pós-graduação, sugiro que busque uma faculdade com a qual se identifique e que seja presencial. Uma pós Online como tenho visto em muitos anúncios, não parece dar conta do que precisamos aprender, principalmente no que se refere a relações humanas.
      E não pare por aí, a formação do profissional de RH não termina nunca..rsrs…
      Abraço e Sucesso!
      Silvana.

  25. Jéssica Fernanda Abel

    Boa noite,

    Estou no terceiro semestre de Gestão de Recursos Humanos na Uninove, e estou pensando em fazer um curso de Analista de Recursos Humanos no Senai para complementar o currículo, gostaria de saber se é bacana fazer o dois ou se é desnecessário.

    Att.

    1. Oi Jéssica,
      Obrigada por seu contato.
      Pesquisei o curso da Uninove, mas não achei o currículo com os conteúdos…
      No site do Senai o conteúdo está bem completo, mas acho 96 horas pouco para tanto conteúdo. E apesar de eles chamarem de “especialização” é um curso livre de curta duração, ok?
      O que eu tenho sugerido aos nossos alunos é que terminem bem o tecnólogo, estudem bastante e depois façam uma pós-graduação na área de RH ou em Gestão Estratégica de Empresas.
      O mercado de RH tem falta deste profissional que é especialista, mas conhece sobre administração e visão estratégica.
      Na minha opinião vai ficar repetitivo ou mesmo desnecessário, como você disse… Embora estudar nunca seja demais…rsrs
      Em uma pós-graduação (no mínimo 360 hs) você aprofunda nos temas e leva uma especialização para seu currículo.
      Espero ter te ajudado.
      Um abraço,
      Silvana.

  26. Fabiana Haverot

    Olá,
    Estarei iniciando em breve a graduação no curso da Uninove em: “Formação especifica em administração de Recursos Humanos”. já trabalho em uma empresa grande, porém não na área de RH, gostaria de saber se mesmo com a Faculdade em andamento, eu já,posso tentar entrar na área de RH, quero ser analista, pois gosto muito da parte de recrutamento e seleção, você acha que eu estou no caminho certo?

    1. Olá Fabiana,
      Isto mesmo, a graduação é fundamental para atuar como analista, mas depois precisa continuar estudando, para manter-se no mercado.
      Lembre que o analista tem atividades que vão além do recrutamento e seleção.
      Inicie a graduação primeiro e troque idéias com seus professores, assim você terá mais informações antes de candidatar-se a uma vaga na empresa em que trabalha.
      Sucesso!!
      Att,
      Silvana.

      1. Olá Silvana,

        Que bom que me respondeu, já estou mais “pé no chão”, tenho certeza que este curso na faculdade é a carreira que eu quero seguir, pretendo termina-lo e realizar uma pós graduação em psicologia. Também é um boa né?

        obrigada.

        bjs

  27. Olá, gostaria de saber qual o curso mais indicado para atuar na área de RH, psicologia ou administração? Pretendo iniciar minha graduação este ano, mas tenho dúvida. Obrigada!

    1. Oi Ana Paula,

      Ai que responsabilidade! rsrs…
      Os 2 cursos são indicados para atuar com RH, a diferença são as abordagens, pois Administração tem um foco em ciências exatas e Psicologia em ciências humanas.
      Então irá depender de qual seu perfil para que atue bem e se realize na atividade.
      Para conhecer melhor seu perfil você pode procurar um Coach de carreira, ele tem ferramentas que irão te auxiliar nesta decisão.
      Outra opção é vir fazer os cursos da Self e conhecer mais sobre RH e suas atividades. 🙂
      Espero ter te ajudado.
      Atenciosamente,
      Silvana.

  28. Boa tarde Silvana, tudo bem?

    Tenho uma dúvida que está me matando rsrs
    Hoje tenho o cargo em carteira de AUXILIAR DE R&S mas em breve terei uma promoção para ANALISTA DE R&S JR, pularam o cargo de assistente pois já tenho 2 anos de empresa e 3 anos de função então obtive uma avaliação mais analítica. O problema é que querem me dar uma promoção com um valor de salário bem abaixo do que se paga no mercado. A proposta inicial é de 1400,00. A minha dúvida é saber se isso é legal, se eles podem me promover com um salário abaixo da média.
    Obrigada!

    1. Oi Isabel,

      Imagino..rsrs…
      Em primeiro lugar acho muito interessante que você tenha recebido uma promoção, nestes tempos onde a notícia mais comum é de profissionais de RH sendo desligados.
      Na sua carteira deverá constar a mudança, o que é importante para sua carreira.
      Sobre o salário, como você disse, é um inicial e a empresa pode determinar o valor que irá pagar. Só não pode ser menos do que você ganhava antes.
      Então abrace a oportunidade e continue fazendo um bom trabalho, pois a empresa está te valorizando.
      O valor de mercado é muito relativo, vejo pesquisas que nem sempre refletem a realidade, por isso indico que a pessoa olhe a convenção de sua categoria, onde verá o seu piso salarial.
      Espero ter te esclarecido.
      Atenciosamente,
      Silvana.

  29. Leonardo Lopes

    Gostei muito dessas dicas importantes pra mim, tenho o curso de recursos humanos e tento entrar nessa área à mais de ano, é difícil mais vou continuar tentando.

    1. Sim Leonardo, precisa persistir e continuar estudando.
      Fortalecer sua rede de contatos também é muito importante.
      Ás vezes vale a pena começar por uma função administrativa mais geral e depois ir direcionando.
      Desejo sucesso!!
      Silvana

  30. Boa noite!por gentileza quero esclarecer algumas dúvidas em relação ao curso ,quero ingressar nessa área de RH, mais, quero iniciar com curso técnico pois as minhas condições financeiras não permitem uma faculdade nesse momento.O que você me aconselha,quero começar estudando pelo SENAI. desde já agradeço!

    1. Oi Cristina, cursos bons na área de RH, de curta duração e valores acessíveis você irá encontrar aqui na Self 🙂 e no Senac.
      O Senai é mais voltado para a indústria.
      Se aceitar minha sugestão veja em nosso site o curso Rotinas de Depto. Pessoal. É bem completo, as pessoas gostam e as empresas também.
      Conte com a gente.
      Desejo sucesso!!
      Silvana.

  31. Débora Abreu

    Boa tarde!
    Sou bacharel em direito, pós graduada, e estou em busca de recolocação no mercado de trabalho. E fiquei interessada em estar fazendo uma segunda graduação. Escolhi GESTÃO DE RECURSO HUMANOS. Porém, alguns amigos me falaram , que eu poderia ser uma analista na área, só por ter uma graduação. Já trabalhei na área como uma assistente de departamento pessoal. foi apenas por 6 meses. Acho que não tive experiência suficiente para uma analista. No texto acima, fiquei na dúvida , onde vcs falam que, com pós graduação em GESTÃO DE PESSOAS, já seria uma preferência. Isso quer dizer, por exemplo no meu caso, ao invés de fazer uma G.RH, se for para essa pós, já me abre uma possibilidade desse cargo de analista? Ou não? A pós graduação seria para quem tem G.RH, seria um complemento.

    Se puderem me explicar, estou agradecida.

    Att,

    Débora Abreu

    1. Boa tarde Débora,

      Esta é uma opinião minha e o que tenho visto acontecer em muitas empresas. Sim, uma boa pós-graduação abre portas para atuar como Analista.
      Saliento que precisa ser Boa, em instituição séria e presencial, pois tenho visto alguns anúncios de pós e à distância em 6 meses que chega a ser uma ofensa aos profissionais da área.
      Pois não adianta ter um certificado e chegar na empresa sem ter o embasamento necessário. Uma boa Universidade vale o investimento.
      Esta é minha opinião, ok?
      Espero ter colaborado com você desejo boa sorte!!
      Atenciosamente,
      Silvana.

  32. Desatascos profesionales Getafe

    Ey! estuve bicheando al menos unas 2 horas en la red esta manyana y no
    observe nada tan genial como tu escrito. Me ha impresionado mucho el estilo
    que tienes al escribir imagino que es lo que me ha llegado.
    Personalmente, si muchos de redactores difundieran tan buenos contenidos, Internet seria mucho mas practico.
    Espero que sigas asi y pueda seguir observando escritos de la fuerza que tiene este.

  33. Excelente matéria….

    Gostaria de tirar uma duvida…

    Eu conclui um tecnólogo de Recursos Humanos no final do ano passado, e esse ano comecei a procurar um estagio, mas não sou chamada pra nenhuma entrevista, alguns recrutadores me disseram que é pelo fato de ter concluído o curso, queria saber se realmente isso é verdade, e uma sugestão do que fazer agora pois quero seguir carreira em Recursos Humanos – Recrutamento e seleção, cheguei ate pensar em fazer o mesmo curso novamente pra desde o inicio já procurar um estagio

    1. Olá, que bom que gostou.
      Sim para estágio é necessário estar estudando, existe uma Lei, veja neste link a última atualização: https://www.estagiarios.com/noticias_view.asp?id=59
      Estudar nunca é demais, mas será que é caso de fazer o mesmo curso?
      Minha sugestão é que você faça uma faculdade normal, sem ser tecnólogo, como psicologia, que propiciará muito conhecimento para atuar em RH como um todo, além de Recrutamento e Seleção. =)
      Veja este curso gratuito que a Self disponibiliza: http://selftreinamentos.camplearning.com.br/loja/catalogo/qual-o-papel-do-profissional-de-recursos-humanos_7/
      Tem outros cursos online que podem colaborar com você também.
      Desejo sucesso!!

      Atenciosamente,

      Silvana.

  34. Boa Tarde Silvana, primeiramente como foi colocado o texto acima ficou muito mais fácil entender, gostaria de uma orientação sua. Fiz 02 anos de Ciências contábeis, por não ter me adaptado ao curso resolvi tranca-la e partir para tecnólogo em RH, e por outros motivos tive que adiar este novo curto novamente. Tenho vasta experiência em dpto pessoal mas isso nao leva mais em conta a experiência e sim um bom curso. Hoje trabalho em uma grande empresa no setor alimentício no cargo de Auxiliar de RH, qual curso me orientaria a fazer, tenho chance de crescer aqui mais preciso voltar a estudar.

    1. Boa tarde João Carlos,
      Obrigada por seu contato.
      Olha, eu acho o curso de Ciências Contábeis muito interessante e existe uma demanda por este profissional no mercado.
      Mas o curso de Administração de Empresas também te dará oportunidades, principalmente se você já está em uma grande empresa.
      Quanto aos tecnólogos, vejo que já não estão mais tão valorizados, por isso sugiro uma graduação normal e depois uma pós-graduação na sua área de interesse.
      E os cursos de curta duração da Self, que são bem reconhecidos no mercado, podem colaborar com você também. 🙂 Mas não substituem uma graduação, ok?
      O importante é realmente não parar de estudar.
      Espero ter colaborado com você e desejo muito sucesso!!
      Atenciosamente,
      Silvana.

  35. Boa tarde Silvana,
    Estou com muita dúvida, sou auxiliar adm e me formando em Administração de Empresas e nenhuma experiência em RH.
    Estou pesquisando a área de RH e me surgiu dúvidas de como adquirir experiencia em RH se nunca trabalhei na área?
    Como vou me formar em Administração fico na dúvida se faço um pós em Gestão de Pessoas ou Pós em Psicologia organizacional(Dá para fazer se meu nível superior é Administração de Empresas)? Ou inicio uma graduação em Psicologia + Pós em Gestão de Pessoas?Para atuar nas áreas humanas do RH e não nas áreas Exatas como Departamento Pessoal.Me identifico com área humana.

    Atenciosamente,

    Ana

    1. Boa tarde Ana,
      Grata por seu contato.
      Parabéns por sua preocupação em continuar estudando. =)
      A questão da experiência realmente atrapalha muitas pessoas. Na empresa em que você atua existe a possibilidade de crescimento? Ás vezes a chance é maior em uma empresa que já te conheça. Ou buscar uma empresa para atuar como estagiária, por exemplo.
      Quanto à pós-graduação as duas são boas, depende muito da instituição que oferece, prefira uma que já atue na área há bastante tempo, que tenha um bom nome, pois isto valorizará seu currículo.
      Com o curso de Administração você poderá fazer qualquer uma destas pós.

      Desejo Sucesso e um Feliz 2017!!

      Silvana.

  36. Boa noite Silvana,
    Obrigada pelo retorno,sao sugestões boas mas nao no meu caso. Penso em procurar como efetiva de auxiliar ou assistente em RH,pois já trabalho como efetiva na área administrativa e acho arriscado partir para estágio visto que estou me formando. O que sugere para seguir este caminho?

    Grata,

    1. Olá Ana,
      Compreendo.
      Sugiro que após o término da faculdade faça uma das 2 pós-graduações que citou.
      Mas como falo no artigo, este é somente um dos passos para trabalhar na área, pois a formação do profissional de RH é bastante ampla e é preciso estudar sempre.
      Um bom caminho é buscar um profissional Coach bem conceituado, que poderá te auxiliar a montar um plano de ação para atingir seu objetivo, analisando seus pontos fortes e pontos de melhoria.
      Boa sorte e Feliz 2017!!
      Atenciosamente,
      Silvana.

  37. Boa tarde Silvana
    Tenho imenso desejo em atuar em Rh afinal quando cursei minha faculdade de serviço social foi com esse propósito mas o caminho foi outro. Atuo como assistente social há 6 anos na área da deficiência e quero deixar de atuar como assistente social. Eu sei que uma pós na área já me daria alguma possibilidade em atuar como analista de rh mas eu sinto necessidade de conhecer os subsistemas da área e a pós penso que não vai me da essa noção mais operecional. Ainda mais sem nenhuma experiência. E a forma que encontrei inicialmente de ter essa imersão é fazendo um curso de assistente de rh no senai. Não que eu deseje atuar como assistente mas sim conhecer um pouco dos processos de rh. Após esse conhecimento básico vou partir para ou curso de analista da fgv ou parto pra pós. Não vejo está etapa como regresso mas uma forma de entender sobre essé universo do rh. Mas tenho colegas que mesmo com a pós na area não conseguiu trabalho por não conhecer os subsistemas. Processo de seleção, folha, benefícios. …… O que vc pode me da de dica?

    1. Olá Ana,
      Grata por seu contato.
      Concordo com você que a pós-graduação já não é um diferencial no mercado de trabalho, como era há algum tempo. Os cursos de curta duração costumam ter este foco mais operacional, fundamental para atuação do profissional de RH.
      Qual sua cidade?
      Porque em Curitiba, uma das melhores opções de cursos abordando os subsistemas, com foco na aplicação prática, são os nossos… rsrsrs. Confira os cursos na Agenda: https://www.selftreinamentos.com.br/agenda/
      Também concordo com você sobre começar seu aprimoramento pela parte do departamento pessoal, que é responsabilidade do assistente de RH.
      Depois é estudar os subsistemas mesmo, Recrutamento, Treinamento e assim por diante.
      Depois tem os cursos de curta duração da FGV que são ótimos também.
      Conte com a gente e vamos manter contato!
      Um abraço,
      Silvana.

  38. Fiz curso técnico em adm e agora pretendo fazer faculdade tecnológica em gestão de Rh ou seria melhor uma melhor uma faculdade ?

    1. Oi Elane, eu tenho sugerido uma faculdade com graduação normal.
      Os tecnólogos não tenho indicado mais…
      Atenciosamente,
      Silvana.

  39. Olá Silvana boa terde,
    Tenho uma dúvida, estou fazendo um curso de assistente de RH no Senac mas pensei em fazer uma graduação tecnológica, pois fico pensando o que me ajudaria mais em relação ao um emprego. Pensei também em continuar no curso e fazer um técnico em administração mas não sei estou com muita dúvida. Na sua opinião o posso fazer?

    1. Olá Juliana,
      Grata por seu contato.
      Este curso do Senac é muito bom, pode te ajudar sim. Assim como outros cursos de curta duração.
      A graduação tecnológica não recomendo mais, atualmente a graduação normal tem sido mais reconhecida no mercado.
      O curso de administração é bem interessante e o de ciências contábeis também abre muitas oportunidades.
      Espero ter te ajudado.
      Atenciosamente,
      Silvana.

  40. Olá Silvana!
    Parabéns pela sua excelente postagem.

    Sou formada em RH porém nunca trabalhei na área. Só consegui fazer estágio em DP, sendo que as áreas de T&D e R&S são as que mais gosto.
    Quero muito trabalhar no RH da empresa em que estou…o que devo fazer? Quais os melhores cursos a fazer agora? Como conseguir um cargo nesse setor? Como me atualizar ou especializar? Sinto que preciso aprender muito ainda de DP, leis trabalhistas e a parte de informática (Excel e etc). Como amo psicologia, penso em fazer pós em psicologia organizacional…seria uma Boa?

    Muito obrigada =)

    1. Olá Bruna,
      Grata por seu comentário.
      A pós-graduação sempre é uma ótima opção para valorizar seu currículo e assim pleitear cargos mais diferenciados.
      Psicologia organizacional ou outra pós em gestão de pessoas são interessantes, escolha uma faculdade / universidade conhecida e dê preferência aos cursos presenciais.
      Converse na sua empresa sobre seu desejo, e demonstre que está disposta a investir nisto. A área de Recrutamento e Seleção tem sido uma boa fonte de entrada para novos profissionais, assim com o Departamento Pessoal, mas você precisa qualificar-se para isto, além da pós, com cursos de curta duração de qualidade, voltados para a prática.
      Espero ter colaborado.
      Atenciosamente,
      Silvana.

  41. Ola, estou fazendo RH, e quero trabalhar com o recrutamento e seleção, tem alguma especialização so em recrutar e selecionar? Ou não preciso fazer?

    1. Oi Naiara,
      Grata por seu contato.
      Para temas específicos é interessante fazer cursos de curta duração, que aprofundam nos mesmos.
      Nós temos o curso presencial de Recrutamento e Seleção em Curitiba. Segue o link para sua análise: https://www.selftreinamentos.com.br/cursos-presenciais/recrutamento-e-selecao/
      E o curso online de Entrevista por Competências:http://selftreinamentos.camplearning.com.br/loja/catalogo/cursos-online/1-entrevista-de-selecao-por-competencias/

      Vamos combinando e qualquer dúvida é só retornar para mim.

      Atenciosamente,

      Silvana.

  42. Tatiane auxiliadora

    Oi Bom dia. Quero inscrever na área de rh,mas tenho uma dúvida,só com o tecnologo de recursos humanos a distância,informática avançada consigo ingressar nessa área? Ou tenho obrigação de fazer bacharelado?
    Me ajude por favor,não sei por onde começar obrigada desde ja .

    1. Olá Tatiane, muito grata por seu comentário.
      Sua preocupação já é uma demonstração de seriedade, parabéns!
      O bacharelado não é obrigatório, mas recomendo fortemente, mas caso não seja possível no momento, busque uma instituição de qualidade para fazer o curso à distância mesmo. E assim que possível, faça um curso de administração, psicologia ou contábeis, que são interessantes para atuar em RH.
      Ingressar na área como estagiário é bem interessante, mas algumas pessoas iniciam como assistente de departamento pessoal, fazendo cursos de curta duração como estes da Self, que você encontra no Senac e no Centro Europeu também.
      O que importa é você conhecer a área de RH e minha sugestão é começar pelo departamento pessoal.
      Se desejar, visite o site dos cursos online da Self, eles podem te dar uma força neste momento de indecisão: ead.selftreinamentos.com.br
      Estudar, estudar e estudar, é assim que você irá construir sua carreira.
      Espero ter ajudado um pouco.
      Abraço,
      Silvana.

  43. Olá , boa noite .. Meu nome é Lucas e iniciarei o curso de Gestão de RH no meio do ano letivo , porque surgiu a oportunidade porém tenha a oportunidade de fazer o de assistente de RH profissionalizante .. minha dúvida é será que vale a pena seguir a carreira de recursos humanos fazendo o tecnológico ? Como está o mercado atualmente para eles ? Só com o curso tecnológico consigo uma colocação como analista ou cordenador de uma empresa ? Com o curso tenho oportunidade de seguir outras áreas ex: assistente administrativo / analista administrativo?

    1. Olá Lucas, suas dúvidas são bem pertinentes.
      Quando surgiram os tecnólogos, achamos que seriam reconhecidos pelo mercado, mas infelizmente por falta de qualidade em algumas faculdades, as empresas têm apresentado resistência aos profissionais com esta formação.
      Para quem já fez o tecnólogo, eu sempre sugiro que complemente com uma pós-graduação e cursos de aperfeiçoamento, assim suas chances de crescimento na carreira são maiores.
      Então, respondendo à sua pergunta, uma graduação completa em administração ou ciências contábeis certamente te abrirão mais portas.
      Lembrando que estudar faz parte da vida de qualquer profissional e do RH ainda mais, então pós-graduação, MBA, etc, após a faculdade, também trarão maiores opções.
      Abraço e boa sorte!
      Silvana.

  44. Rosália Souza

    Olá boa tarde. Meu nome é Rosália e sou formada em Psicologia. Desejo iniciar uma pós-graduação pois pretendo trabalhar em empresas. Contudo, estou em duvida entre Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional e do trabalho ou Gestão de Recursos humanos. Qual seria mais indicada para a area de Recrutamento e Seleção? Agradeço desde já. Abraços

    1. Olá Rosália,
      Grata por seu contato.
      Uma pós-graduação irá abordar todos os subsistemas, o que é interessante para organizar seus conhecimentos teóricos e oportunizar uma atuação generalista, que tem sido bastante procurada pelas empresas.
      O Recrutamento e Seleção é um subsistema e você pode buscar cursos voltados especificamente para ele.
      Você está em qual cidade?
      Porque se desejar, pode dar uma olhada nos nossos curso online, que inclui o curso Recrutamento e Seleção por Competências e Entrevista de Seleção por Competências. 🙂
      O site é http://ead.selftreinamentos.com.br/
      Espero que minha resposta tenha sido útil.
      Silvana.

  45. Adeildes Santos

    Boa tarde!
    Silvana, estou concluindo o curso de Gestão em Recursos Humanos, gostaria muito de saber qual pós-graduação eu tenho que cursar para atuar como analista de RH?
    estou com muitos duvidas. Você poderia me esclarecer?

    1. Olá Adeildes,
      Grata por seu contato.
      Importante relembrar que nenhuma pós-graduação será a garantia de que você será contratada como Analista, vai depender da empresa e das funções que irá exercer.
      Um pós irá te qualificar a pleitear este cargo, ok? Mas não de forma obrigatória.
      Eu tenho recomendado cursos em boas instituições, busque alguém que ja tenha feito, para recomendar.
      As áreas em alta são de Business Partner, Gestão Estratégica, Treinamento e Desenvolvimento e Direito do Trabalho.
      Você também pode fazer cursos de curta duração para ver com qual área do RH você se identifica mais.
      Conte a Self, com os cursos presenciais ou online!
      Boa sorte e um abraço!
      Silvana.

  46. Cristiane Maia Oliveira

    Estou fazendo o técnico em Recursos Humanos mais ainda não sei a qual área me candidatar quando vejo as vagas pois sempre eles exigem RH superior, gostaria de saber se posso me candidatar pra essas vagas ou não .

    1. Oi Cristiane, tudo bem?
      O curso técnico servirá para a atuação como assistente de DP ou RH. Mas se a empresa exige o tecnólogo, certamente precisam de alguém com formação superior. Você pretende fazer um tecnólogo?
      Veja se na sua escola não tem algum convênio com organizações de Aprendizagem, para menor ou jovem aprendiz.
      Outra opção são os estágios.
      Atenciosamente,
      Silvana.

  47. Boa tarde Silvana. To bem aliviada por encontrar um local que eu poderia tirar essa dúvida que está me matando kkkk. Bom, tenho 18 anos e quero seguir na área de RH. Não consigo pagar uma faculdade boa de Adm/psicologia, só passando em um pública no qual eu teria que fazer cursinho pré vestibular pra isso (já fiz ano passado mas não passei e foi pra outra área distinta). Com base nisso que eu te falei, minha dúvida é: faço cursinho pra passar numa pública (é uma incerteza e tenho medo de jogar dinheiro e tempo fora de novo) ou começo fazendo um tecnólogo em G. RH?. Estou na lista de espera pra começar o curso de Assistente de recursos humanos no SENAI que dura 2 meses pra eu ter uma noção e ver se gosto, se caso gostar, (e estou contando com isso)o que poderia fazer? Aguardo resposta, obrigada.

    1. Olá Giuliana, grata por sua confiança.
      É uma dúvida muito importante, afinal é o seu futuro que está em jogo não é?
      Você está certa em pensar em começar com um curso de curta duração, no Senai, Senac e escolas com a Self, você encontrará este tipo de curso. O tecnólogo é uma boa opção sim, olhe bem a instituição e se possível converse com alguém que já tenha feito. Abrirá portas, com certeza.
      Minha principal dica é: estude, dedique-se, comprometa-se com a empresa em que for trabalhar e com as pessoas que estiverem em sua equipe.
      O sucesso é resultado destas atitudes, na minha opinião.
      Abraços!!
      Silvana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *