“A avaliação de cargos é o processo através do qual se aplicam critérios de comparação dos cargos para se conseguir uma valoração relativa interna dos salários dos diversos cargos.

A classificação de cargos é o processo de comparar o valor relativo dos cargos, a fim de colocá-los em uma hierarquia de classes que podem ser utilizadas como base para a estrutura de salários.

A avaliação e  classificação dos cargos constituem as técnicas tradicionais para definir uma estrutura de salários consistente”.

Métodos de Avaliação de Cargos:

Não Quantitativos:

  • Escalonamento de cargos: método de comparação simples – definir critério de comparação – definir cargos de referência – disposição dos cargos em listas- comparação dos cargos com os cargos de referência – definição da lista ou escalonamento dos cargos.
  • Categorias predeterminadas: método que utiliza uma definição interna de categorias, por exemplo – não qualificados – qualificados – especializados. Ou mensalistas, – supervisão/gestão – execução/operação.

Quantitativos:

  • Comparação por fatores: requisitos mentais, habilidades requeridas, requisitos físicos, responsabilidades e condições de trabalho, por exemplo. E estabelecer valores de acordo com as necessidades de cada cargo analisado.
  • Avaliação por pontos: método de avalição por fatores e pontos.

Passos da avaliação e classificação de cargos:

  1. Análise e Descrição dos cargos;
  2. Escolha dos fatores para avaliação;
  3. Escolha dos cargos de referência;
  4. Escalonamento dos fatores de avaliação.
  5. Montagem da matriz de escalonamento e de avaliação de pontos e fatores.
  6. Elaboração da escala comparativa de cargos.
  7. Elaboração do manual de avaliação de cargos.
  8. Desenho da curva salarial.

Importante: Montar a Comissão de Avaliação de Cargos.

Sugestão para seu estudo:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 9ª Ed. Rio de Janeiro: Campus,
2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração, benefícios e relações de trabalho. 1ª Ed.
São Paulo: Manole, 2009.

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5 respostas

    1. Oi Thayna,
      Grata por seu comentário.
      Foi ótima sua pergunta, como RH precisamos olhar para ambos os aspectos.
      Quando você fala em carreira, está pensando na jornada do colaborador dentro da empresa, criando uma sequencia de cargos que possam trazer crescimento e desenvolvimento.
      Quando você fala em categoria, está pensando na modalidade de contratação, turnos, etc. Definindo as atividades conforme a situação.
      Vamos atualizar este post com o conteúdo mais completo.
      Espero ter ajudado a esclarecer.
      Abraço,
      Silvana

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