Você, analista de RH, já deve ter visto diversos artigos online e em revistas falando sobre a importância do treinamento para equipes de colaboradores.

Mas já pensou que talvez os gestores sejam quem realmente precisa de um treinamento?

Afinal, existe uma diferença entre ser um gestor e ser um líder: gestores são profissionais com habilidades técnicas, especialmente no que se refere a administração, capazes de otimizar resultados através do foco nos processos; já os líderes são profissionais com habilidades humanas, como motivação, persuasão e resolução de conflitos, capazes de otimizar resultados através do foco em pessoas.

Nossas empresas precisam de ambos.

Neste artigo, vamos falar sobre os melhores tipos de treinamentos para criar essa ponte entre gestão e liderança.

 

Treinamentos para Delegar Tarefas

lider delegar

 

Um dos traços mais complexos de um verdadeiro líder é saber delegar as tarefas à sua equipe na medida certa.

Isso envolve avaliar adequadamente as capacidades de cada funcionário e confiar em sua competência. Muitos gestores não conseguem se transformar em líderes porque são incapazes de delegar e, assim, criam uma imagem autoritária para si mesmos.

O livro “Work less, do more” (“Trabalhe menos, faça mais“), da consultora e palestrante Jan Yager, fala exatamente sobre a delegação de tarefas. Ela descreve diversos passos que são necessários para delegar corretamente, e que poderiam ser abordados em um treinamento para gestores sobre este tema.

Estes passos incluem: escolher quais tarefas está disposto a delegar; escolher a pessoa certa para receber a tarefa; delegar não apenas a tarefa, mas também a responsabilidade e a autonomia; confiar naqueles escolhidos; oferecer direcionamentos claros; definir prazos e métodos de follow up; dar crédito a quem fizer um bom trabalho; não aceitar de volta as tarefas delegadas.

Treinamentos para Gestão de Pessoas

Todos os gestores – independente do seu setor: comercial, suporte ao cliente, financeiro, logística, supply chain ou mesmo RH – precisam se desdobrar em dois: um lado do conhecimento prático sobre a área em que atua e um lado do conhecimento humano sobre como gerenciar uma equipe.

O gestor precisa desse conhecimento humano para organizar sua equipe, posicionando estrategicamente e atribuindo responsabilidades de maneira consistente. Isso vai permitir que os colaboradores cresçam e desenvolvam seu potencial.

Um treinamento para gestão de pessoas deve fornecer ferramentas para analisar o perfil dos funcionários e organizar a equipe de acordo.

Existem testes que podem ser aplicados para identificar o perfil profissional; é o caso do teste MAPP, muito utilizado para apontar carreiras com as quais o indivíduo tem afinidade. Outros testes permitem reconhecer aspectos psicológicos, como as habilidades sociais; é o caso do popular teste DISC, que compara os principais traços comportamentais do indivíduo.

Muitos testes são desenvolvidos de maneira criteriosa por empresas especializadas no assunto, como a ARCH Profile. Porém, o treinamento para gestão de pessoas não precisa necessariamente recorrer aos testes, que muitas vezes são pagos. Até mesmo uma boa dinâmica de grupo pode ser uma ferramenta útil para que o gestor entenda melhor seus colaboradores.

Treinamentos de Comunicação

 

comunicacao lider

 

Por fim, outro dos melhores treinamentos para transformar o gestor em líder é o treinamento de comunicação. Segundo o consultor de comunicação interna Daniel Costa, em seu livro “Não existe gestão sem comunicação“, há sete regras de ouro para a comunicação. Nós reforçamos uma que é essencial ao líder: saber ouvir.

Um treinamento sobre este tema precisa envolver as situações em que a má comunicação afeta as decisões do líder e/ou o trabalho e as reações da equipe. Esse é o maior problema enfrentado nas empresas. Uma sugestão a ser desenvolvida é propor uma simulação, na qual o gestor deve ouvir diversas versões sobre uma situação problemática e tentar alcançar uma boa solução – coletando mais informações, usando imparcialidade e aplicando bom senso à sua decisão.

Os melhores treinamentos para transformar um gestor em líder têm um foco específico: eles reproduzem situações reais, nas quais a liderança é colocada à prova.

São principalmente situações de conflito ou risco, nas quais é preciso tomar decisões e conquistar o apoio da equipe, como um verdadeiro líder.

Fonte: Impulse.net.br

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