Por muito tempo, as empresas tomaram decisões importantes com base em achismo e sem consultar dados que estão disponíveis no dia a dia da própria organização.
Com o entendimento da importância das métricas, como os indicadores de RH, os gestores passaram a dar atenção a dados como faltas, atrasos, produtividade, dentre outros, que mostram o negócio de forma real, com todas as suas vantagens e desafios.
Conhecer esses números e como eles podem ser úteis favorece na tomada de decisões de forma estratégica e na busca pela correção de erros diversos que interferem nos resultados da empresa.
Existem diversos indicadores de RH que podem ser utilizados pelas empresas, mas alguns são mais conhecidos e adotados, principalmente devido ao resultado que entregam.
Veja:
1. Headcount:
O headcount mostra se o número de funcionários aumentou ou diminuiu nos últimos períodos.
Além disso, realizando um comparativo com os resultados da empresa, ele pode mostrar também, por exemplo, que nos últimos anos o número de contratados aumentou, porém, os lucros não cresceram junto. O que pode significar que algo não está indo bem.
2. Absenteísmo:
Sua empresa conta com um quadro de funcionários que falta demais ou chega com atraso? Esse dado é chamado de absenteísmo e mostra colaboradores que, sem justificativa, deixaram de trabalhar e serem produtivos.
Caso esse índice esteja alto, a empresa deve avaliar o que tem causado as faltas e atrasos. Os motivos podem ser pessoais ou diretamente relacionados à empresa.
3. Turnover:
O turnover ou rotatividade mostra o índice de funcionários que entram e saem da empresa em um determinado tempo.
O excesso de admissões e desligamentos é prejudicial para a empresa, pois mostra problemas na retenção de talentos, além do excesso de gastos com processos seletivos e verbas rescisórias.
4. Tempo médio de empresa:
Outro indicador que mostra também a capacidade da empresa de reter talentos, o tempo médio de empresa aponta quanto tempo os funcionários ficam na organização.
Para calcular, é preciso avaliar um grupo que tenha as mesmas características, como idade ou serem do mesmo setor. Assim, é somado os meses que as pessoas completaram de empresa dividido pelo número de pessoas avaliadas.
Se a média for baixa, a empresa precisa descobrir o que fazer para reter os funcionários por mais tempo.
5. Clima organizacional:
Basicamente, o clima organizacional mostra como é o ambiente da empresa, se os funcionários estão satisfeitos e aquilo que avaliam como sendo necessário mudar.
Esse levantamento é feito em formato de pesquisa, onde é perguntada a opinião de todos sobre liderança, plano de cargos e salários, como enxergam as oportunidades de crescimento, dentre outros assuntos.
6. Produtividade:
A produtividade é medida com base no tempo, na qualidade e nos custos que a empresa tem, considerando o desempenho dos colaboradores. O objetivo é entender se o funcionário gera receita para a empresa e com qual eficiência.
Caso o dado mostre que a produtividade não está conforme o esperado, é preciso investigar os motivos, que podem ser, por exemplo, por falta de motivação para o trabalho ou falta de treinamento para que o funcionário exerça sua função.
7. Horas extras x horas trabalhadas:
Esse indicador mostra a relação entre o quantitativo de horas extras, sejam elas pagas ou em banco de horas, e as horas trabalhadas.
Considerando que um funcionário faz horas extras quando não consegue realizar suas tarefas no tempo normal, esse indicador mostra, por exemplo, se o colaborador está sendo improdutivo ou se realmente não está dando conta das suas tarefas.
Assim, a empresa pode avaliar estratégias como alocação de mão de obra e até mesmo outras como adoção de jornada de trabalho flexível.
O segundo é o índice de absenteísmo (ausências no trabalho), que mede a diminuição da carga total de horas de trabalho.
Veja dicas para implementar os indicadores de RH na empresa:
Assim como qualquer novidade, é importante que a empresa entenda realmente do que se tratam os indicadores de RH e planeje a sua implementação. Veja algumas dicas para colocar em prática:
Conheça os indicadores e defina qual a sua empresa usará:
Foram mencionados alguns dos principais exemplos, porém, existem outros KPIs que podem ser adotados.
A primeira dica é que a empresa avalie o que de fato ela quer mensurar. Apesar de todos serem importantes, quando a organização escolhe avaliar todos, pode acabar não fazendo nenhum corretamente, ou até deixando outros de lado.
Dessa forma, é importante elencar aqueles que mais podem ajudar a resolver os problemas recorrentes da empresa para aplicá-los.
Comunique a estratégia para os colaboradores e envolva-os no processo:
A segunda dica é investir em comunicação interna e envolver os colaboradores no processo. Isso significa explicar a eles os indicadores de RH que serão avaliados e como cada um pode contribuir para melhorar esses índices.
É muito importante deixar clara a proposta dessa avaliação, para que os funcionários não entendam a ação como controle excessivo baseado na desconfiança.
Conte com a tecnologia:
Por fim, a terceira dica trata-se de contar com o uso da tecnologia, sempre que possível. E um dos exemplos mais interessantes nesse contexto é controle de ponto online.
Isso porque, além de permitir que os funcionários registrem o ponto por meio de um aplicativo, inclusive aqueles que estão em home office ou colaboradores externos, a plataforma entrega dados seguros e em tempo real para o RH.
O sistema disponibiliza um relatório completo mostrando as entradas, saídas, intervalos, horas cumpridas e não cumpridas e diversos outros dados que ajudam a empresa a mapear a situação atual, por meio dos indicadores de RH, e tomar decisões a partir disso.
Trabalhar com indicadores de RH, métricas e dados é a forma de garantir que os gestores conheçam a realidade da empresa, por mais desafiadora que possa ser, e, com base nisso, tomar decisões acertadas e que colocarão o negócio na rota certa rumo aos resultados que se almeja alcançar.
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