Por Patrícia Bispo para o RH.com.br
Em entrevista concedida ao RH.com.br, a especialista afirma que existem dois entraves que dificultam o desenvolvimento dos líderes.
O primeiro é acreditar que se consegue atingir o desenvolvimento sozinho, sem a ajuda de outras pessoas.
“O outro ponto é não seguir o plano de ação traçado para esse desenvolvimento, pois os obstáculos vão surgindo ao longo do processo de desenvolvimento, e há uma tendência do profissional em fugir do foco estabelecido e retornar ao ponto anterior sem que exista evolução”, argumenta a consultora.
Ana Karla Cantarelli é uma das palestrantes da 2ª Turma da Jornada Virtual de Liderança 2014 – evento promovido pelo RH.com.br, no período de 04 a 19 de dezembro próximo. Na oportunidade, ela ministrará a palestra em vídeo “Novas Competências para uma Nova Liderança”. As inscrições para a 2ª Turma da Jornada Virtual de Liderança encontram-se abertas. Mais detalhes e informações pelo site – www.rh.com.br/jornada.
RH.com.br – No dia a dia, como o líder consegue perceber a necessidade de desenvolver competências, que influenciem na melhoria do seu desempenho?
Ana Karla Cantarelli – Existem alguns indicadores que podem ajudar na identificação dessa necessidade. Eu destacaria, por exemplo, a avaliação de desempenho do líder realizada com a equipe, a escuta de feedback dos pares e do gestor, além da realização de uma autoavaliação.
RH – A senhora realiza vários trabalhos direcionados ao desenvolvimento de líderes. Qual tem sido a dificuldade que eles assinalam como sendo a mais responsável por podá-los no ambiente corporativo?
Ana Karla Cantarelli – A principal dificuldade que identifico no exercício da liderança, ainda, é relacionada a lidar com pessoas. Sem dúvida alguma, esse é o principal desafio dos líderes que tenho constatado.
RH – Uma vez que a liderança tem consciência de que precisa desenvolver ou aprimorar competências, qual o passo seguinte a ser dado?
Ana Karla Cantarelli – Diria que é fundamental fazer um plano de ação para desenvolvimento daquela competência. Este plano de ação pode incluir pedir apoio à área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas, buscar realizar um curso específico ou, ainda, ir à busca de um trabalho com um coach, para auxiliá-lo no alcance da competência desejada.
RH – Em que ponto os líderes cometem erros, quando se deparam com a necessidade de desenvolver competências?
Ana Karla Cantarelli – Existem dois entraves: o primeiro é achar que consegue desenvolver-se sozinho, que vai ser algo fácil. Ora, se fosse fácil, ele já teria desenvolvido aquela competência e isso não seria um problema para ele. O outro ponto é não seguir o plano de ação traçado para esse desenvolvimento, pois os obstáculos vão surgindo ao longo do processo de desenvolvimento, e há uma tendência do profissional em fugir do foco estabelecido e retornar ao ponto anterior sem que exista evolução.
RH – Quais são as ferramentas que mais têm auxiliado as lideranças no desenvolvimento das competências?
Ana Karla Cantarelli – Sem dúvida alguma, o processo de coaching tem se destacado como ferramenta e, além dele, podemos mencionar que o mentoring também pode ser considerado como uma ferramenta especial para o desenvolvimento dos líderes.
RH – Quais são as competências comportamentais mais valorizadas pelo mercado, mas que os líderes sentem dificuldade para desenvolver ou aprimorar?
Ana Karla Cantarelli – Isso vai depender muito do foco que o líder esteja desejando alcançar. Estatisticamente, a partir de minha experiência, as mais recorrentes são: lidar com conflitos, estabelecer limites com equilíbrio, possibilitar o engajamento da equipe e, comunicar-se adequadamente.
RH – Essa dificuldade de trabalhar as competências comportamentais acontece por que fatores?
Ana Karla Cantarelli – Porque mudar comportamentos é difícil. Pois o modelo mental estabelecido “puxa” o líder para a manutenção do comportamento exercido atualmente, como prática estabelecida na zona de conforto. Estudos mostram que o desenvolvimento de competências técnicas é alcançado em menor tempo e maior velocidade. Claro, né? O aprendizado é conceitual e aplicado diretamente. No comportamento não é assim. Ele requer desaprender aspectos anteriormente tidos como verdades, requer abertura para aprender novas maneiras de comportar-se face aos novos desafios e estabelece também a possibilidade de reaprender atuações diferenciadas para um mesmo comportamento. É preciso querer investir energia para tanto. Não é simples, nem, muito menos, é fácil.
RH – Durante o desenvolvimento das competências, torna-se necessário realizar algum processo de avaliação?
Ana Karla Cantarelli – É importante deixar claro aqui que as avaliações podem variar de acordo com a necessidade do líder e de seu próprio desenvolvimento. O exercício do feedback é uma das melhores ferramentas de avaliação, para checar o desenvolvimento das competências.
RH – A partir do momento em que o líder se conscientiza e passa a desenvolver competências, os reflexos na equipe que ele conduz são imediatos?
Ana Karla Cantarelli – O reflexo vem à medida que as mudanças vão ocorrendo. Algumas de imediato, outras nem tanto. E a equipe é quem primeiro recebe esta influência, seguido dos pares e até mesmo o gestor desta liderança. Tenho exemplos até de outras equipes, que não a liderada diretamente por aquele líder, percebendo as mudanças. É importante salientar que a mudança do comportamento e possui variações que vão desde pequenos aspectos a impactos visíveis de maneira mais explicita. A relação do líder com a equipe provoca reflexos diretos nos liderados, pois são balizados pelos papéis desenvolvidos pelo líder – articular, mediar, coordenar-, e pela relação indelegável que o líder mantém com sua equipe.
RH – Que orientações a senhora daria para os líderes que desejam sair da zona de conforto e aprimorarem competências, sejam essas técnicas ou comportamentais?
Ana Karla Cantarelli – Primeiro: busque o autoconhecimento constantemente: identifique suas principais habilidades atuais. Em seguida, trace uma meta: aonde você quer chegar, em quanto tempo e que competências ainda são necessárias desenvolver para chegar ao que você quer. E terceiro: faça um plano de ação com ações concretas que você vai realizar para alcançar sua meta: estudar determinado conceito ou teoria; fazer um curso específico; aprender determinado idioma; fazer uma ação sobre tema especial, entre outras ações.