Se você quer ser reconhecido como líder por sua equipe, pares e superiores, aqui vão oito regras que, se seguidas com interesse genuíno, poderão ajudá-lo.
1. Dar direção e significado, definindo objetivos e metas claras para sua equipe, alinhadas com os objetivos da organização e da área da qual faz parte.
2. Definir com o liderado, objetivos para o seu desenvolvimento profissional, viabilizando a delegação de responsabilidades de forma adequada.
3. Manter diálogo com a equipe, dando feedback de reconhecimento e de melhoria, regularmente, para ajudá-los a melhorar o desempenho.
4. Promover um ambiente de trabalho participativo onde existe liberdade para falar, opinar, contribuir e sugerir, tratando as necessidades e sentimentos dos colaboradores com respeito.
5. Despertar energia, entusiasmo, cooperação e inspira o comprometimento de todos para a melhoria contínua do trabalho e alcance dos resultados desejados, valoriza as diferenças e reconhece as contribuições das pessoas para os resultados alcançados.
6. Reconhecer erros não intencionais como parte do processo de trabalho e, junto com sua equiope, aprender com eles.
7. Demonstrar interesse genuino pelas pessoas, expressando confiança na capacidade da equipe em alcançar os resultados definidos.
8. Ajudar a equipe a conseguir que as coisas sejam feitas, apesar dos desafios, ambigüidades ou problemas inesperados.