Por Denise de Moura para o RH.com.br

Diversos estudos comprovam que a insatisfação com as atividades desempenhadas na empresa e a falta de reconhecimento do trabalho realizado contribuem, mais que o baixo salário, para que as pessoas comecem a buscar uma nova recolocação.

As empresas precisam ficar atentas ao seu índice de turnover.

Já participei de entrevistas de desligamento em que os funcionários diziam:

“Não estou saindo porque não gosto da empresa. Estou insatisfeito com o meu gerente e com a falta de desafios”.

Pois é, um plano atrativo de benefícios ou um salário competitivo já não seguram mais os profissionais em seu local de trabalho. É preciso motivá-los continuamente, e este papel não cabe somente à área de Recursos Humanos.

O líder tem importância fundamental neste processo.

Confira abaixo cinco pontos que farão com que muitos profissionais busquem outra empresa para trabalhar:

  1. Falta de crescimento na carreira – Quando um empregado percebe que não tem como crescer na empresa em que trabalha, acaba desmotivando-se e se acomodando. Ou se tornará um funcionário mediano, fazendo apenas o básico ou irá buscar uma nova oportunidade.
  2. Falta de reconhecimento – A falta de um programa eficaz de reconhecimento acaba contribuindo para aumentar a insatisfação dos empregados. Em algum momento as pessoas questionarão se vale a pena se esforçar mais, afinal não serão mais reconhecidas por isso e, provavelmente, buscarão empresas em que possam ser mais reconhecidas.
  3. Falta de um ambiente saudável de trabalho – Trabalhar com pessoas arrogantes, fofoqueiras ou enfrentar diariamente um chefe tóxico só contribui para aumentar a insatisfação e diminuir a produtividade de um empregado. Ao se sentir infeliz em seu ambiente de trabalho, esse profissional provavelmente buscará outro local em que se sinta melhor. O salário e os benefícios podem não ser suficientes para manter uma pessoa em um ambiente tóxico e isso se agrava se ela não encontra um canal eficiente na empresa para tratar esses problemas.
  4. Falta de projetos desafiadores – Qualquer profissional precisa de projetos desafiadores para se sentir útil e produtivo. Até mesmo um trabalho operacional pode ter desafios e metas a serem atingidos. Se o trabalho não é desafiador, o profissional buscará o seu crescimento em outro lugar.
  5. Falta de uma liderança inspiradora – As pessoas precisam ser lideradas por líderes talentosos que os inspirem a serem melhores a cada dia. Líderes que não conseguem reunir competências técnicas e comportamentais diferenciadas para o atingimento das metas em grupo e que não estimulam constantemente os seus funcionários, provavelmente têm perdido excelentes profissionais.

Lembre-se: propor um programa de carreira estimulante, reconhecer o diferencial, manter um clima de trabalho saudável, oferecer projetos desafiadores e treinar líderes que sejam exemplos são formas de respeitar um empregado e mantê-lo motivado na empresa.

Comentário: Uma ferramenta importante na redução do turnover é a entrevista de desligamento, que possibilita uma análise com base em fatos e dados, para enfrentar o problema.

A Self oferece o curso Entrevista de Desligamento na modalidade online, conheça: https://www.selftreinamentos.com.br/cursos-online/curso-entrevista-de-desligamento-online/

O que você achou deste post? Deixe seu comentário ou fale conosco no whatsapp: (41) 98800-2030

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *