Será que processos bem definidos ajudam a melhorar a contratação de novos talentos?

Quando se tem processos bem definidos os líderes, funcionários e candidatos sabem o que esperar do processo de R&S, como por exemplo qual o prazo de seleção e contratação, quais os requisitos para os candidatos e se receberão feedback.

Ou seja, a implantação de processos, principalmente para atividades operacionais, otimiza o tempo do recrutador e faz com que ele possa dar e mais foco e direcionar energia para os processos mais estratégicos e que realmente irão agregar valor para a área de R&S e para a empresa. 🎯

Para tornar os processos mais claros você pode, por exemplo, definir ferramentas de avaliação de candidatos para cada tipo de vaga, definir fontes de divulgação e busca de candidatos específicas para cada vaga e ramos de atividade da empresa, incluir os valores e cultura da organização nas ferramentas de avaliação, definir prazos para cada etapa do processo seletivo, eleger os indicadores mais importantes para a gestão.

Você pode ainda criar templates e formulários que ajudam no momento de dar feedback ou fazer a triagem por telefone.

Veja também o artigo que escrevi há algum tempo de como otimizar o tempo no recrutamento e seleção: https://www.selftreinamentos.com.br/como-otimizar-o-tempo-no-recrutamento-e-selecao/

A melhoria deverá ser contínua, como analistas ou consultores de recrutamento e seleção devemos sempre olhar para os processo com olhar crítico e voltado para os resultados.

E você, há fez alguma melhoria hoje? 🙂
Deixe um cometário abaixo qual oportunidade de melhoria você encontrou que vai ajudar a alavancar seus resultados.

1 comentário em “Será que processos bem definidos ajudam a melhorar a contratação de novos talentos?”

  1. Muito bem colocado.
    Percebo que o profissional de RH precisa mostrar seu trabalho de forma objetiva, para ser credibilizado como merece. Padronizar os processos de R&S pode ser um ótimo caminho para atingir este objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *