Você recrutador ou entrevistador, já utilizou esta pergunta durante as entrevistas que realizou?

Provavelmente sim, pois é uma pergunta bastante comum nos processos seletivos. E você acredita que obteve um bom retorno com a resposta que o candidato deu? Ou seja, que foi possível identificar as competências necessárias?

Vamos fazer uma reflexão sobre essa pergunta e as respostas. Quando iniciamos uma entrevista o objetivo é identificar o perfil técnico e comportamental do candidato baseado no que a empresa necessita naquele momento. Por exemplo desempenho profissional, cultura organizacional, estratégias, entre outras competências que podemos medir.


Quando iniciei minha carreira percebi que as pessoas respondiam essa pergunta “fale um pouco sobre você” de uma forma muito abrangente, falavam muito sobre coisas pessoais ou detalhes que não eram relevantes para aquela vaga. Eu gastava muito do valioso tempo que tinha com o candidato coletando informações irrelevantes. Então resolvi mudar a metodologia e iniciar com perguntas focadas na experiência profissional e direcionando a entrevista para aquilo que eu realmente precisava coletar. 

 

Como? Estudando o perfil da vaga, entendendo o que a empresa queria, analisando o currículo do candidato antes da entrevista e planejando as perguntas com antecedência. Além disso, perguntas muito abrangentes podem nos levar a julgamentos prévios, contaminando nossa percepção sobre o candidato. Mas esse é assunto para outro post!

 

Deixe seu comentário abaixo sobre esse assunto e compartilhe que técnicas você utiliza para ser mais assertivo na entrevista.

Escrito por Franciele Giacomel

Conheça o curso completo: Entrevista de Seleção Por Competências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *