Teste de Perfil Profissional

O termo Mapeamento de Perfil Comportamental é conhecido como teste de personalidade no senso comum.
Refere-se à forma como cada pessoa atua em determinadas situações. Para o profissional de Recursos Humanos, é uma ferramenta essencial para colocar em prática a Gestão por Competências.
Pode ser utilizado desde o recrutamento e seleção, até a entrevista de desligamento, acompanhando todo o ciclo do colaborador dentro da empresa. É útil também para acompanhar o processo de treinamento e desenvolvimento.

mecanismo-comportamento

Tecnologia x Comportamento

Existem testes de personalidade que são de uso exclusivo de psicólogos e regulamentados. Para aplicá-los, o profissional precisa ser graduado Psicologia e inscrito no Conselho Regional de Psicologia (CRP).
Com o avanço da tecnologia e dos estudos comportamentais, os testes se popularizaram. Hoje é possível encontrar alguns que podem ser realizados de forma Online, com orientação de um profissional da área de gestão de pessoas.
Como inovação em seus serviços, a Self Treinamentos buscou um “teste de comportamento” que fosse bem fundamentado e apresentasse um custo-benefício interessante. Desta forma, tanto pessoas físicas como empresas de médio e pequeno porte, poderão beneficiar-se desta ferramenta.
O teste que utilizaremos é o Profiler, chancelado para UFMG e fundamentado no DISC, com a vantagem de ser totalmente nacional. As pesquisas e estatísticas, que trazem 97% de acerto nos resultados, foram realizadas com o público brasileiro.
Unindo esta ferramenta, ao conhecimento e expertise da Self Treinamentos, tanto o profissional como a empresa serão beneficiados com um relatório, devolutiva e se desejar, um acompanhamento.

Sobre o Teste

alvo-recrutamento

É importante frisar que este não é um teste de “certo ou errado”, mas sim de conhecimento da personalidade. O objetivo é conhecer o perfil do profissional (de forma objetiva) e assim possibilitar um alinhamento de acordo com o que o cargo demandar. O profissional certo, no lugar certo, conseguirá apresentar sua melhor versão, será mais motivado e produtivo. Não existe perfil “bom ou mau”, existe perfil adequado ou não para determinada atividade.

Os perfis são classificados em 4 tipos: Comunicador, Executor, Planejador e Analista. Para cada um deles, existem os subfatores, que trazem mais de 50 aspectos do comportamento da pessoa, além das possíveis combinações. Para obter este resultado, o profissional precisa preencher um formulário online que leva em média, 7 minutos.
Deste formulário sairão 2 relatórios, um sintético e um analítico, com gráficos e orientações práticas para a pessoa analisada e seus gestores.

A Self Treinamentos disponibiliza o teste de personalidade online, os relatórios e a devolutiva, para colaborar com profissionais e empresas que estejam buscando esta inovação para atrair e desenvolver talentos.
Para sua carreira: invista em seu autoconhecimento e faça um plano de ação efetivo a partir dos dados encontrados.
Para sua empresa: invista no conhecimento do perfil de seus colaboradores atuais e futuros.