O que é Departamento Pessoal?

Saiba mais sobre esta área que traz boas oportunidades de trabalho.

O Departamento Pessoal é uma parte do RH que auxilia todos os subsistemas, gerenciando as questões legais e documentais. Também cumpre as normas trabalhistas, esclarecendo direitos e deveres da empresa e dos colaboradores (empregados).

A área de Recursos Humanos, ou Gestão de Pessoas, é composta por diversos subsistemas, tais como: Recrutamento e Seleção, Gestão do Desempenho, Cargos e Salários, Treinamento e Desenvolvimento e outros.

Confiança x Performance

Por trabalhar diretamente com aspectos financeiros da remuneração dos colaboradores, trata-se de um setor que precisa criar um clima de confiança e correção em todas as suas ações. Ou seja, a empresa precisa confiar em seu trabalho e decisões, pois influencia diretamente seus custos e fluxo de caixa. Assim como o colaborador precisa confiar que tudo o que está recebendo e o que está sendo descontado, está de acordo com as leis ou convenções da categoria.

Este clima de confiança irá se refletir nos resultados da empresa, assim as pessoas poderão sentir-se seguras e dedicar-se com mais engajamento e foco aos serviços. A comunicação flui de forma saudável, fortalecendo as equipes e melhorando a retenção de talentos.

Olhando por estes aspectos, podemos dizer que o Departamento Pessoal deve ter uma visão estratégica, concorda?

Aspectos Legais

Outro resultado importante, uma questão que muito preocupa as empresas, é que os processos trabalhistas são reduzidos. Simples assim, agindo com coerência, transparência e ética, o Departamento Pessoal assume um papel importantíssimo para todo e qualquer tipo de empresa.

Dicas

Uma dica importante para quem irá iniciar nesta área, é cuidar para não se tornar um Departamento Pessoal “Sindicalista”, que vive protegendo os funcionários como se a empresa quisesse tomar decisões erradas o tempo todo, prejudicando-os. Ocorre que às vezes os empreendedores não têm conhecimento sobre as obrigações legais e tomam decisões equivocadas. Faz parte das tarefas do DP orientar a melhor forma de agir, contratar e remunerar. Mas a decisão é do Gestor, claro. Às vezes leva um tempo para conquistar a confiança da empresa, para isto o profissional precisa estar muito bem informado, estudar legislação, cálculos, convenções das categorias e se desenvolver nos aspectos comportamentais.

Sim, comportamento para se relacionar de forma positiva com seus clientes, que são a empresa, gestores e colaboradores.

Também precisa ficar atento para não se tornar um Departamento Pessoal “Corporativista”, aquele que busca defender os lucros da empresa a qualquer custo.

Não é fácil manter este equilíbrio, mas é justamente este o diferencial para que o profissional seja devidamente reconhecido.

Além de tudo é um trabalho gratificante e que abre portas para muitas oportunidades.

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