Enfrentando o desafio do tempo com o microlearning

Atualmente, ouvimos falar muito sobre o microlearning, uma abordagem que atende ao desafio atual do tempo, fornecendo oportunidades de aprendizado em pequenas quantidades de multimídia em vários dispositivos.

O Microlearning adapta-se bem aos interesses e estilos dos alunos de hoje: Eles estão confortáveis ​​com a tecnologia, sempre têm um dispositivo à mão e entendem que o aprendizado contínuo e a agilidade para se adaptar rapidamente às mudanças são cruciais para o crescimento profissional e pessoal.

As organizações estão descobrindo que o recrutamento e a retenção de funcionários dependem de sua capacidade de fornecer aos funcionários – especialmente à geração do milênio – oportunidades de aprender, crescer e se desenvolver.

Se você se deixar levar por todo o hype, você pode até começar a sentir que o microlearning é a única maneira possível de aprender. Eu diria que o microlearning é apenas um componente de uma experiência conduzida pelo aluno, o processo geral no qual os alunos controlam onde e como estão adquirindo conhecimento e habilidades.

O Microlearning tem um papel, mas é apenas uma peça de um ambiente de aprendizado completo que inclui tanto o aprendizado curto quanto o aprendizado mais longo.

E eu vou defender o meu argumento desmentindo três mitos.

Dissipando os mitos de microlearning

Estes são meus três principais:

Mito # 1: Ninguém tem tempo para se dedicar ao aprendizado, então é melhor estar disponível em pequenas quantidades. Todos nós sabemos a história de cor: o mundo do trabalho de hoje é tão exigente e gira tão rápido que ninguém tem tempo para aprender.

Fato: Embora seja verdade que tudo hoje se move em um ritmo acelerado, as pessoas arranjam tempo para aprender. Descobrimos que, se o conteúdo for forte, envolvente e relevante para o aluno, as pessoas terão tempo para isso. A beleza do microlearning é que ele pode ser consumido mesmo quando o aluno tem pouco tempo para distribuir. Mas também descobrimos que o microlearning é uma porta de entrada para pessoas que querem aprender mais.

Mito # 2:Tudo o que importa é que é curto: as pessoas mal têm tempo para aprender, então quanto menor, melhor. O requisito mais importante é que os alunos possam ajustar o conteúdo em suas agendas lotadas.

Fato: Como qualquer pessoa que passa algum tempo assistindo a vídeos de gatos no YouTube pode informá-lo, o curto prazo pode ser muito divertido, mas nem sempre é informativo ou educacional. Apenas ter pequenas explosões de conteúdo disponíveis para os alunos não é suficiente. Com o verdadeiro microlearning, cada sessão deve ter um único objetivo de aprendizagem e ser capaz de se manter por conta própria, mesmo que seja o único conteúdo consumido. Há mais para o microlearning do que apenas ser curto. Simplesmente consumir pedaços de lições maiores não funcionará.

Mito # 3 – Tem que ser chamativo e gamificado ou os Millennials não vão gostar: jogos, emblemas, pop-ups, vídeos. Se não é chamativo, brilhante e cinético, os alunos não querem ter nada a ver com isso.

Fato: Certamente, um meio envolvente como o vídeo pode ser uma ferramenta de ensino eficaz. E quem não gosta de um prêmio? Mas aprender não precisa ser só brincadeiras e diversão. Às vezes, uma microburst que é baseada em texto – facilmente digitalizável e rápida de consumir – é mais rápida e fácil de passar do que um vídeo de cinco minutos. O que os alunos querem, em última análise, é escolha, variedade, qualidade e relevância. E isso pode assumir muitas formas.

A mudança para o microlearning é uma tendência empolgante. Mas precisamos ter em mente que o microlearning é apenas parte da jornada geral de aprendizado e que uma experiência direcionada ao aluno, oferecendo uma abordagem mais holística, atende melhor às necessidades dos alunos de hoje.

Qual a sua opinião sobre o microlearning?

Dora Gao está na equipe de gerenciamento de produto em Harvard Business Publishing Corporate Learning.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *