Metodologia

O processo de aprendizagem é algo complexo, pois envolve ciências da educação, do comportamento, filosofias humanas, questões sócio culturais e competências individuais.

Levando em conta todos estes aspectos, a Self Treinamentos  utiliza conceitos e ferramentas com foco em:

  • Objetividade
  • Aplicabilidade
  • Técnicas que facilitam a compreensão do conteúdo

Dessa forma a teoria e a prática são aproveitados ao máximo e usados diariamente pelo aluno.

O foco da metodologia é a Ação, aliada ao conteúdo, experiência prévia do instrutor, formação de experiência do Grupo

O direcionamento educacional segue os seguintes princípios:

Educação para adultos – Aprendizagem de adultos.

  • Necessidade de saber: Adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo.
  • Autoconceito do aprendiz: Adultos são responsáveis por suas decisões e por sua vida, portanto querem ser vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir.
  • Papel das experiências: Para o adulto suas experiências são a base de seu aprendizado. As técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes.
  • Prontidão para aprender: O adulto fica disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem relacionado a situações reais de seu dia-a-dia.
  • Orientação para aprendizagem: O adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados para alguma aplicação e utilidade.
  • Motivação: Adultos são mais motivados a aprender por valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento.
Pilares da Educação da UNESCO:
  • Aprender a conhecer: Estímulo ao pensar de forma crítica e criativa, desenvolvendo capacidade de comparação, análise, classificação, argumentação, interpretação, crítica, discernimento, etc. São chamadas atividades lógico-racionais.
  • Aprender a fazer: Cooperar com o participante para que obtenha as habilidades necessárias ao desenvolvimento do conteúdo estudado.
  • Aprender a ser/ conviver: Estímulo ao autoconhecimento, evolução como pessoa e compreensão do princípio da unidade/ diversidade, onde se respeita e se aprende com as diferenças. O relacionamento interpessoal é valorizado e estimulado.
As atividades são planejadas para seguir o Ciclo de Aprendizagem Vivencial, onde a experiência em sala torna-se significativa e capaz de promover insights importantes para alcançar o aprendizado e mudanças desejados.

Podem ser utilizadas diversas ferramentas, desde as Dinâmicas de Grupos, Sala de Aula Invertida, Elaboração de Projetos, até aplicativos e jogos interativos, com foco na aprendizagem do participante.

 

Os professores e especialistas Genoveva Sastre e Ulisses Ferreira, no livro “Aprendizagem Baseada em Problemas”,  divulgam uma estimativa que alerta: somente 10% de um conteúdo lido é assimilado pelo aluno, aumentando para 20% a capacidade de reter o conhecimento, quando o estudante escuta sobre o assunto.

Já um conteúdo vivenciado, em uma simulação, pode levar o aluno a reter até 90% do que foi ensinado. Uma vez que o estudante se apropria do conteúdo para falar sobre ele, o que o torna autoridade no assunto a partir da reflexão e vivência até o seu compartilhamento.

A metodologia ativa enfatiza a importância da experiência para o aprendizado, de modo que a vivência traga a eficiência do que chamamos de aprender na prática.

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