entr-sel

Entrevistas estruturadas são mais eficazes?

Escrito por Franciele Giacomel

 

Já participei de muitas entrevistas e vi muitas formas diferentes de perguntas. Muitos entrevistadores preferem começar a entrevista como se estivessem em um bate-papo informal, perguntando sobre a vida pessoal ou somente seguindo as informações do currículo.

É claro que é importante iniciarmos a entrevista de forma amigável e descontraída, para que o candidato sinta-se à vontade.
Mas o fato é que, quando não temos um objetivo claro e um método sistemático essa conversa pode consumir mais tempo que o necessário ou dominar todo o tempo da entrevista!

Resultado: quarenta minutos de entrevista e não sabemos se o candidato está apto para a vaga, não conseguimos identificar as competências e conhecimentos. E isso acontece com mais frequência do que imaginamos.

Portanto, planejar a entrevista com antecedência de acordo com o perfil da vaga é sim imprescindível! Outro detalhe importante é aplicar as mesmas perguntas para todos os candidatos da mesma vaga, para que todos tenham a mesma oportunidade e no final do processo você possa comparar os resultados de forma objetiva.

Se você quer mais dicas e informação de como tornar seus processos seletivos mais eficazes em menos tempo, siga-nos nas redes sociais. Toda semana temos diversos posts com conteúdos que podem ajudar você a se tornar um profissional de excelência em RH.

Facebook: www.facebook.com/selftreinamentosonline/
Instagram: www.instagram.com/selecaoestrategicadetalentos/
Linkedin: https://www.linkedin.com/school/self-treinamentos/

ead.selftreinamentos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *