Benefícios da entrevista de desligamento e como conduzí-la

 

O que é a entrevista de desligamento e quais seus benefícios

 

A entrevista de desligamento é uma ótima oportunidade para obter informações sobre o que sua organização está fazendo bem e o sobre o que precisa fazer para melhorar.

Melhorias na organização são fundamentais para reter seus melhores funcionários e a entrevista de desligamento é uma ótima ferramenta para ajudá-los neste processo, uma vez que raramente se recebe um feedback tão franco dos funcionários atuais como no momento de saída.

A empresa descobrirá que alguns problemas poderiam ter sido facilmente resolvidos se ela tivesse informações anteriores sobre eles. 

Como por exemplo, alterar um ambiente de trabalho com muita poluição sonora ou envolver o funcionário no planejamento de tarefas e objetivos diários, de interesse comum a todos.

Também é comum os funcionários identificarem a comunicação como um problema na entrevista de desligamento, porque desejavam (e às vezes precisavam) mais informações para realizar seus trabalhos com eficiência.

Infelizmente para este profissional é tarde demais para promover alguma mudança. No entanto, é possível fazer algo para reter quem ainda está na empresa e também sofre com os mesmos problemas. 

Por isso é importante que a organização invista também em pesquisas de clima organizacional e satisfação com todos os colaboradores. 

E mais importante ainda é que a área de RH e a direção da empresa estejam dispostas a ouvir o feedback e fazer planos de ação para mudanças nos problemas apresentados, tanto para a entrevista de desligamento quanto para a pesquisa de clima.

 

Quem deve responder a entrevista de desligamento

 

Muitas organizações optam por fazer a entrevista de desligamento apenas com os funcionários que estão pedindo demissão. No entanto, é importante também obter o feedback dos funcionários demitidos por iniciativa da empresa. Eles podem compartilhar informações muito importantes de porque acreditam que tiveram um desempenho inferior.

Pode ser também que tenham feedback importante para compartilhar sobre a liderança ou o ambiente de trabalho. Esse são fatores que podem interferir no desempenho até mesmo de profissionais experientes e altamente qualificados.

 

Como realizar uma entrevista

 

As empresas não devem ter medo de realizar entrevistas de desligamento. Ela é uma ferramenta muito rica que fornece informações que podem provocar mudanças para melhor na empresa.

O ideal é que a entrevista de desligamento seja conduzida por um profissional de RH, com qualificação adequada e preparado para lidar com situações adversas. O responsável por conduzir a entrevista irá compartilhar o relatório geral com os resultados e não o feedback individual do entrevistado devido à confidencialidade que deve haver para as informações.

O registro escrito das informações feito pelo próprio ex-funcionário é importante para aumentar a credibilidade e a imparcialidade das respostas. Mas também é essencial que o profissional de RH converse pessoalmente com ele para explorar e entender melhor seu ponto de vista.

 

Se você quer saber mais sobre como conduzir uma entrevista de desligamento, conheça o curso online: Entrevista de Desligamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *