Houve muita discussão em torno da Reforma que entrou em vigor no dia  11/11/17, algumas acaloradas, políticas, revolucionárias e outras com preocupação autêntica.

O fato é que ela chegou e o que o profissional de RH fará partir de agora? O que ou quem defender? Será bom para quem? Empregador ou Empregado?

Existe no Brasil uma crença que vem do tempo da escravidão, onde eram evidentes a injustiça e os exageros praticados pelos coronéis contra seus escravos. Ou mesmo após a abolição da escravatura, em 1888, as condições dos trabalhadores continuaram muito difíceis, onde a exploração era deliberada. E ainda hoje temos casos de trabalho escravo no País…

Com a CLT, aprovada em 1943, os direitos dos trabalhadores e obrigações dos empregadores, ficaram mais definidos, considerando a realidade daquela época.

Neste meio tempo, o profissional de RH veio assumindo diversos papéis, sem ter a certeza de qual o seu lugar: defender os empregadores ou defender os empregados? Surgiram os perfis “RH Corporativista” e “RH Sindicalista”, sendo que estes últimos não ficavam muito tempo na mesma empresa…

Com a evolução dos estudos da área de RH, este papel passou a ser de mediador deste conflito entre interesses de patrões e empregados, tendo como objetivo os resultados da empresa e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Nos últimos anos, com a crise econômica, as empresas onde os RHs ainda estavam sem seu papel definido, optaram por extinguir a área, já que não demonstravam resultados convincentes. Outras empresas, que percebiam o valor do RH como mediador e desenvolvedor de pessoas, mantiveram a área, considerando a mesma como estratégica para enfrentar a crise.

Hoje, com esta Reforma, quem trabalha diretamente com o desenvolvimento de profissionais de RH, Lideranças e Equipes, nota que foi criada uma grande oportunidade para que este trabalho tenha seu valor reconhecido: o profissional de Rh como fonte de informação e mediador definitivo destas relações, levando as empresas e trabalhadores a um patamar de negociação mais equilibrado e positivo para todos.

Isto mesmo, a Reforma Trabalhista trazendo benefícios a todos os envolvidos, possibilitando negociações e adequações que antes eram realizadas à margem da Lei (CLT).

Caberá ao profissional de RH, estar devidamente informado e competente para orientar empregados e empregadores sobre suas obrigações e direitos, tendo como objetivo a sustentabilidade da empresa em que atua, assim como o desenvolvimento e produtividade das Pessoas que nela trabalham.

Posicionar-se como um mediador, não defendendo apenas um dos lados mas os dois, às vezes indo contra os “desejos” do empregador ou dos colaboradores, para encontrar uma solução que seja justa e pautada na Lei.

Boa sorte e Sucesso!!

Silvana Ferreira

Silvana Ferreira

Diretora | Self Treinamentos

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