Geralmente quando definimos um perfil para novas contratações focamos muito naquilo que já temos e que está dando certo, ou seja, naquelas características que os funcionários com ótimo desempenho.

Por exemplo, eu tive uma experiência em que o gestor disse no alinhamento da vaga “quero alguém igual à fulana, ela é perfeita para mim”! Não há nada de errado em querer repetir o que deu certo e evitar erros.
Mas você já parou para pensar no que está faltando na sua equipe?
O que ainda não foi feito ou que falta fazer para alcançar o seu objetivo?
Talvez alguns resultados ainda não foram alcançados porque todos estão concentrados em fazer tudo igual, sempre da mesma forma?

Não estamos falando em contratar alguém que não esteja alinhado à cultura da organização ou da equipe. No entanto, a questão aqui está mais relacionada com as competências do candidato que podem complementar as competências da equipe, algo que os demais não tem, ou seja, as lacunas de competências dentro da equipe. Como por exemplo, alguém mais criativo que possa trazer novas ideias, ou capacidade de negociação mais desenvolvida para ajudar no relacionamento com outras áreas. Isso vai depender da necessidade atual de cada área.

Por isso, aos líderes é sempre importante analisar de forma crítica e profunda o que realmente irá ajudá-los alcançar os objetivos, e nem sempre seguir o “padrão” é a solução. Aos profissionais de recursos humanos, é fundamental ouvir com atenção aos detalhes a necessidade específica de cada processo seletivo.

 

Escrito por: Franciele Giacomel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *