Tenho percebido, tanto nas organizações como no dia a dia das pessoas, uma agitação, uma correria e me vem à lembrança o Coelho do filme ‘Alice no País das Maravilhas’: sempre atrasado, com pressa e sem saber porquê!

Outro Coelho que me vem à lembrança é aquele que disputou corrida com a Tartaruga o qual, durante o trajeto, desperdiçou o tempo com distrações que o fizeram perder a corrida: a Tartaruga, no seu ritmo, chegou na meta; o coelho, que teria condições de superar a meta, deixou passar esta oportunidade.

Assim vejo muitas pessoas: “Coelhos Apressados” sem saber onde vão, ou Coelhos que sabem onde é a chegada, mas desperdiçam tempo e energia em distrações e quando passam a linha de chegada estão frustrados porque veem aqueles que julgavam com ‘menor potencial’ terem chegado na frente.

Potencial x Resultados

Empresas não recompensam “Potencial” elas recompensam “Resultados”!

E é na busca de Resultados que devemos olhar com carinho a forma como gerenciamos nosso tempo produtivo: nos enchendo de atividades sem saber onde elas nos levarão, desperdiçando tempo e energia em coisas que nos distanciam dos resultados ou focamos na linha de chegada e vamos usando o tempo disponível, a cada passo nos aproximando dela?

Na vida pessoal a dinâmica se repete: muito pensamos no tempo que temos para dedicar à nossa saúde, à nossa família ou amigos, mas só fica na intenção, sem se fazer uso efetivo do tempo para realizar as expectativas ou intenções.
E por que isto ocorre? Podem haver vários motivos, mas o mais comum é que não tomamos as rédeas do nosso tempo! Deixamo-nos levar pelos acontecimentos e nosso tempo é engolido por fatores externos e não pela nossa intenção.
É certo que estamos sujeitos a um sem número de variáveis e imprevistos, mas podemos nos tornar “Senhores” do nosso tempo! Como? Planejando e exercitando a flexibilidade!

Vou fazer o Planejamento das Férias, das tarefas do dia seguinte, da semana seguinte e neste planejamento vou também planejar um Plano B para o caso de algum imprevisto acontecer.

Por exemplo: quero ter um momento de lazer com minha família e vou planejar um passeio ou Piquenique em um Parque, mas, se chover, vamos alugar um filme para assistirmos juntos e fazer um lanche em casa com o que íamos levar ao Piquenique (a minha meta era estar junto com a família); vou planejar para o dia seguinte arrumar minhas gavetas, mas já vejo as atividades do restante da semana para ver onde poderei encaixar esta atividade caso haja uma demanda urgente para atender e que me impeça, momentaneamente, de realizar o inicialmente planejado.

Se não planejarmos, o final de semana passará, semanas passarão e nossa família e a nossa gaveta ficarão do jeito que estão e nós continuaremos dizendo: “Poxa, queria tanto dar atenção para minha família, mas não tenho tempo! ”, “ Nossa, minha gaveta está muito desorganizada, mas não tenho tempo de arrumá-la! ” e continuaremos colocando os motivos em algo que está fora: “Meu trabalho está me exigindo tanto que não consigo dedicar tempo para minha família”, “Os clientes não param de me ligar e assim não consigo arrumar minha gaveta”. Para ser Senhor do Tempo é Necessário Planejamento, senão seremos eternamente escravos dele!

Por Regina Gonçalves de Oliveira Ferreira.

Uma resposta

  1. Dominar a maneira pela qual organizamos nosso tempo é fundamental para um profissional e uma pessoa de sucesso. Não é apenas porque o tempo é fundamental, mas porque para dominarmos o nosso tempo temos que nos conhecer bem e conhecer ainda melhor nossas metas. “Perder tempo” não é ficar ocioso, mas sim, usar o tempo para tarefas que não agregam em nossas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *