Dicas valiosas para seu Pitch, seja em uma entrevista de trabalho, seja em uma oportunidade para falar sobre sua empresa, entre outros momentos, onde precisamos de objetividade, assertividade e foco no resultado do que iremos expor. Mesmo que não seja por Pitch mas por entrevista, imagine que a entrevista é um Pitch  e que foi você que se lançou naquela oportunidade

  1. Você tem empresas e contatos em carteira.  Seja uma empresa do primo, do amigo, ou uma empresa sobre a qual leu numa revista ou jornal, que está em grande crescimento e inovação, por exemplo. Sente-se e faça uma lista de empresas que estão nos seus contatos.
  2. Se fizer questão de trabalhar em determinado setor, faça outra lista de empresas ideais para si. Faça outra lista de empresas onde sempre sonhou trabalhar.
  3. Empresas altamente estruturadas e conservadoras, poderão não lhe dar a oportunidade de se mostrar e fazer um PITCH. Quer porque são fora das suas normas rígidas, quer porque tem um departamento de Recursos Humanos com práticas desatualizadas, ou porque dizem não ter tempo, enfim, uma série de motivos. Se ouvir um não, passe adiante.
  4. Prepare o seu Pitch. Um apresentação Power point, pode ser indicado. Porém, dependendo das áreas e funções, um breve CV pode ser suficiente. Pesquise bastante sobre a empresa à qual vai se apresentar. Estruture bem o seu discurso contendo as seguintes partes:
    • Porque estou aqui hoje?
    • Porque sou eu uma pessoa excelente para trazer valores e resultados para a empresa.
    • Como é que eu me encaixo nos objetivos estratégicos da empresa? Em que departamento? Que funções? Que ideias novas trago?
    • Apresente ideias novas, mas não muitas! Mostre que conhece bem a empresa. Por exemplo, mostre que sabe dos programas de incentivo à contratação (estágios, aprendizagem, trainees, enfim, os que estiverem em vigor, que estão sempre mudando e você tem de estar atento a isso!)
    • Encerre, afirmando seu diferencial ou seja, porque contratar você, e não a outra pessoa qualquer? Apresente-se claramente, salientando aspectos positivos. Se se lembrar de desvantagens, deixe-as em casa! O mercado procura por pessoas positivas!. Se você está sempre olhando o lado negativo das coisas, preste atenção, mas o que é preciso mostrar agora é que você consegue ver muitos aspectos positivos!
    • Contate a empresa e proponha-lhes um Pitch de 5/10 minutos. Informe se precisa de projetor. Chegue na hora marcada, preparado (a) e descansado (a)..
    • Se você treinar bastante, estará autoconfiante, reduzirá qualquer insegurança (Um frio na barriga é normal, respire!). Você está a vender o produto que você melhor domina na vida: você próprio! Com uma pitada de humor, mostre que é uma pessoa positiva e com iniciativa!
    • Não peça nem exija. Ofereça. Isto não é uma reunião sindical. É você a lançar-se. Não aborde (muito) salários, benefícios, condições contratuais. Deixe que o seu Pitch fale por si. Depois, virá uma entrevista, onde haverá espaço para falar disso, da forma mais convencional.
    • Termine deixando um cartão-de-visita. Mesmo que não fique, lançou uma semente. Quem sabe um dia ela germinará, seja em que sentido for.
    • Você pode ouvir muitos “nãos”, mas será porque tentou. Se lhe custa ouvir “Nãos”, então precisará ouvir uns 10 a 20 nãos, para que o “Não” se torne tão natural como o “Sim”, na sua vida. Por cada “Não”, melhore o seu Pitch. Mesmo que não seja por Pitch mas por entrevista, imagine que a entrevista é um Pitch na mesma, e que foi você que se lançou naquela oportunidade. Quando você tomar comando da sua vida, deixará de ter receios de ouvir não…
 Fonte: http://www.portal-gestao.com – editado por Silvana Ferreira.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *